terça-feira, 13 de abril de 2010

SEMANA DE DEBATES E REFLEXÕES NO CONEXÃO VIVO


Encontro de Cooperação Cultural Internacional ocorre no Palácio das Artes de 13 a 16 de abril

Dentro da programação comemorativa de seus dez anos de atividades, o Conexão Vivo abre em seu segundo dia de evento, nesta terça-feira, (dia 13), o Encontro de Cooperação Cultural Internacional. A finalidade deste Encontro, realizado em parceria com a COMUNA S. A. e a DUO Informação e Cultura, é debater os conceitos sobre Cooperação Cultural Internacional, fomentar a cooperação cultural em Minas Gerais e proporcionar a abertura de um diálogo entre os artistas, produtores e gestores culturais e os diversos organismos e agências de cooperação internacionais.
O evento consiste na realização de palestras, debates e painéis sobre temas relacionados à Cooperação Cultural Internacional direcionadas ao Brasil e Iberoamérica, tendo como foco a produção musical, as artes cênicas e as artes visuais. Além destes momentos, que acontecerão em vários espaços na Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1547 - Centro) em Belo Horizonte, haverá encontros temáticos específicos com apresentações e debates sobre experiências de cooperação internacional com a participação dos grupos e artistas brasileiros e de suas agências ou instituições cooperantes.
Complementando a metodologia proposta, serão realizados painéis apresentando as políticas de atuação de algumas agências de cooperação cultural, como a Agência Espanhola de Cooperação Cultural para o Desenvolvimento (AECID), Bureau Export de la Musique Française, Ministério da Cultura, British Council e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI). A cooperação internacional permite o revigoramento recíproco das diferentes culturas, necessário numa época de identidades dinâmicas, bem como o contato tolerante entre diferentes visões de mundo ali onde o atrito cultural pode se instalar.
A conferência de abertura acontece às 19h, na Sala Juvenal Dias, com a presença de Fernando Vicario, Diretor de Cultura da Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI – Madrid (Espanha), que vai fazer uma revisão sobre o tema Cooperação Cultural, a partir de uma avaliação da área nos últimos dez anos no Brasil, com uma análise sobre os avanços ocorridos na área e as atuais dificuldades.
Mais informações: www.conexaovivo.com.br/encontro

__________________________________________________
Assessoria de imprensa:

Informações sobre o Conexão Vivo 2010

Assessoria de Imprensa MG - CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274 8907
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 9981 4897
Luciana d’Anunciação – luciana@christinalima.com.br – (31) 9742 7874

Vivo – www.vivo.com.br/imprensa
A4 Comunicação
Taís Lobo – tais.lobo@vivo.com.br – (11) 7420 1286 # (11) 7337 5353
Gerente de Imprensa
Fernanda Ferraz – fernanda.ferraz@vivo.com.br – (11) 7420-1621