quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maria Bragança e Maria Tereza Madeira se reunem para recital na Fundação de Educação Artística

As artistas apresentam duo inusitado entre o piano e o saxofone

No próximo domingo, 13/06, às 11h, as artistas Maria Bragança e Maria Tereza Madeira se reunem em um dueto especial na Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320, bairro Funcionários) para o encontro inesperado entre o piano e o saxofone. O recital contará com repertório original para esta formação, que promete uma trilha envolvente e enigmática de dois intrumentos vindos de épocas distintas: depois de atravessar vários séculos, o piano, pelas mãos de Maria Tereza Madeira, se junta ao saxofone, tocado por Maria Bragança, que surgiu entre duas guerras mundiais quando as artes buscavam por novos caminhos. Assim, a apresentação vai levar uma nova construção de planos sonoros, variações timbrísticas, rítmica surpreendente e um resultado camerístico de extrema originalidade.

Entre os clássicos que serão ouvidos e apreciados, Out of the Cool (1978, do músico inglês Dave Heath), numa homenagem ao mestre do jazz moderno e do saxofone americano John Coltrane; Hot Sonata (1930, de Erwin Schulhof), que traz uma intensidade na entonação e passeia pela linguagem do jazz e da música impressionista; Suite Scaramouche (1937, de Darius Milhaud), que traz o ritmo latino ligado a elementos do jazz; e ainda a valsa arrojada de Radamés Gnattali, com melodias intrigantes e de espírito romântico.

Os ingressos estão disponíveis na Fundação de Educação Artística, e custam R$10,00, a inteira, e R$5,00, meia. Mais informações: (31) 3226-6866 begin_of_the_skype_highlighting              (31) 3226-6866      end_of_the_skype_highlighting ou no site www.feabh.org.br

Sobre as artistas

Maria Bragança: A saxofonista Maria Bragança realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha. Seu estilo pessoal é uma mistura bem-sucedida de jazz brasileiro e europeu, música erudita e contemporânea e da musica popular brasileira. A artista já protagonizou uma série de concertos internacionais, com destaque para os recitais que fez ao lado do pianista Roberto Szidon, na Academia de Música Sion, na Suíça, e na Robert Schumann Saal, em Dusseldorf, Alemanha. Tocou também no Teatro La Lucenaire, em Paris, França, e na Sala São Paulo, acompanhada pela pianista Maria Teresa Madeira.

Maria Tereza Madeira: Indicada ao Prêmio Carlos Gomes de Melhor Pianista, em 2002, Maria Tereza Madeira já realizou recitais e concertos nos EUA, Colombia, França, Argentina, Finlândia e Alemanha, divulgando a música brasileira. Também gravou mais de dez programas exclusivos para rádios, incluindo a rádio clássica de Chicago (EUA). Participou da minissérie de TV, Chiquinha Gonzaga, gravando todos os pianos da trilha sonora. A saxonfonista lançou CD’s, entre eles, "Ernesto Nazareth" vol. 2, indicado ao prêmio Grammy Latino 2003 de melhor CD de música erudita. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

Assessoria de Imprensa: (31) 3274 8907

CL Assessoria em Comunicação

Christina Lima 9981-4897/Raquel Moreno 8668-7256