quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Maria Bragança lança “Alma Barroca” em Araxá, no dia 07 de dezembro



No dia sete de dezembro, (terça-feira), às 20h, a instrumentista, compositora, musicista e saxofonista Maria Bragança estará em Araxá, em única apresentação no Teatro do SESI/Araxá (estrada de acesso à BR 262 s/nº - Bairro Santa Rita), para lançar o CD “Alma Barroca”. Este show faz parte do projeto Sesi Circulação de Espetáculo, que tem direção de Lívia Ferolla e patrocínio da CBMM.


“Alma Barroca” foi gravado na Alemanha e no Brasil há dez anos, sendo lançado em vários países da Europa, permanecendo até hoje inédito no Brasil.



Neste concerto, Maria Bragança terá a companhia da reconhecida pianista Maria Teresa Madeira que vão promover um encontro entre a música brasileira e a música europeia, como Suite Scaramouche, do compositor francês Darius Milhauld, Vaidosa e Remexendo, do compositor Radamés Gnatalli.


A sintonia entre ambas artistas pode ser constatada pela maleabilidade com que se prestam a inusitadas leituras realizadas por meio de transcrições, como a Valsa da Dor, do compositor Villa Lobos, uma transposição da saxofonista Maria Bragança, que se apresentam com novos timbres e roupagens.



Também fazem parte do repertório Fantasia para Saxofone e Orquestra (adaptação para o piano), de Villa-Lobos, interessante diálogo entre os universos erudito e popular. Assim como ocorre com algumas obras de Ravel e Debussy, compositores que tanto influenciaram o autor de Floresta Amazônica, é possível ouvir na Fantasia a “influência do jazz”.



O concerto de lançamento do CD Alma Barroca é realizado através da Lei do Ministério da Cultura e tem patrocínio da CEMIG. Os convites estão à venda no SESI de Araxá. O valor do ingresso é de R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira).



Programa



1ª Parte


Villa-Lobos-M. Bragança – Valsa da Dor e Fantasia para Saxofone e Orquestra


Radamés Gnatalli - Vaidosa e Remexendo


Pixinguina – Rosa


Piazzola - Obylion e Café 1930


Parte


Bach-J.-M. Londeix Suite nº I, BWV 1007 Sarabande Prélude


Suite Scaramouche saxofone alto e piano


Darius Milhaud – Vif - Moderé - Brasileira




Sobre as artistas



Maria Bragança: A saxofonista Maria Bragança realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha. Seu estilo pessoal é uma mistura bem-sucedida de jazz brasileiro e europeu, música erudita e contemporânea e da musica popular brasileira. A artista já protagonizou uma série de concertos internacionais, com destaque para os recitais que fez ao lado do pianista Roberto Szidon, na Academia de Música Sion, na Suíça, e na Robert Schumann Saal, em Dusseldorf, Alemanha. Tocou também no Teatro La Lucenaire, em Paris, França, e na Sala São Paulo, acompanhada pela pianista Maria Teresa Madeira.



Maria Teresa Madeira: Indicada ao Prêmio Carlos Gomes de Melhor Pianista, em 2002, Maria Tereza Madeira já realizou recitais e concertos nos EUA, Colombia, França, Argentina, Finlândia e Alemanha, divulgando a música brasileira. Também gravou mais de dez programas exclusivos para rádios, incluindo a rádio clássica de Chicago (EUA). Participou da minissérie de TV, Chiquinha Gonzaga, gravando todos os pianos da trilha sonora. A saxonfonista lançou CD’s, entre eles, "Ernesto Nazareth" vol. 2, indicado ao prêmio Grammy Latino 2003 de melhor CD de música erudita. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni-Rio).



Mais informações:


www.mariabraganca.com.br


www.myspace.com/mariabraganca


mariabraganca@gmx.net



Assessoria de Imprensa:


CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907


Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br


Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br