terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo sediam o IV Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura


Entre os dias 26 e 29 de janeiro, os municípios de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo recebem o IV Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura (enRede). Criado em Portugal, no ano de 2006, o evento tem como intuito incentivar o intercâmbio cultural no mundo por meio da participação popular.


Durante os quatro dias, as duas cidades passam a ser o eixo de conexão entre culturas de diferentes países, recebendo gestores, artistas e produtores culturais. As prefeituras promovem a vivência da cultura local através de apresentações artísticas em diversos pontos históricos dos dois municípios, de exposições, de painéis e das tradicionais feiras de artesanato, que apresentam produtos dos artesãos da região e das cidades visitantes. O Concerto enRede – atração tradicional do evento – é realizado tanto em Itabira quanto em São Gonçalo do Rio Abaixo , locais onde todos os artistas presentes se reúnem para um apresentação única.

Rede internacional
Criado no ano de 2006, em Serpa – Portugal, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento cultural, por meio da participação popular para a criação e divulgação da cultura. Ele busca cidades parceiras para criar ações eficazes, duradouras e locais, capazes de disseminar a cultura como prioridade para o desenvolvimento social e econômico.

Os encontros anteriores foram realizados primeiramente em Serpa – Portugal e logo depois em São João del-Rei e na cidade portuguesa de Caminha. Também fazem parte da enRede os municípios portugueses de Beja, Vila Nova de Famalicão e Palmela. Dos brasileiros, estão: Santa Bárbara, Congonhas, Itabirito, Ouro Preto, Olinda (PE) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. São integrantes ainda, as cidades espanholas de Punta Umbria e Cortegana. Da Guatemala, fazem parte os municípios Patzun e San Bartolomé de Milpas Altas. Já para representar Cabo Verde, está a cidade de São Vicente. Para representar a Bulgária, a cidade de Pravets.

SERVIÇO

IV Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura

Dias: 26 a 29 de janeiro

Local: Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo

Valor: Atividades gratuitas

Informações: CL Assessoria em Comunicação - (31)3274-8907