terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Memorial Minas Gerais Vale prorroga exposições até janeiro de 2013:


Exposição de fotografias “Um Dia na Praça”
Videoinstalação “Eu Não Estou Aqui”
“Foco in Cena”, mostra de fotografias de Guto Muniz

O Memorial Minas Gerais Vale prorroga até 31 de janeiro as exposições “Um Dia na Praça”, produzida pelo próprio espaço em parceria com o Fototech MG; “Eu Não Estou Aqui”, videoinstalação dos artistas Bellini Andrade, Marcus Nascimento e Flávia Berindoague; e a exposição de fotos “Foco in Cena”, de Guto Muniz. A entrada é franca.

O Memorial Minas Gerais Vale foi inaugurado em 2010 e cada vez mais vem se consolidando como um espaço de programação temporária, apostando na diversidade cultural de Minas Gerais. “A ideia é caracterizá-lo como um museu vivo: criar um interesse além das exposições permanentes e dar uma nova dimensão ao Memorial – a construção de uma memória constante” reflete o Gerente do Memorial, Wagner Tameirão.

“Foco In Cena”, de Guto Muniz, troca conteúdo a partir de dezembro
Considerado um dos grandes nomes da fotografia em Minas Gerais, Guto Muniz tem sua exposição prorrogada até o final de janeiro de 2013 e também irá trocar todas as fotos em cartaz no Memorial Minas Gerais Vale. A partir de dezembro, o público terá acesso a 120 fotos inéditas do seu acervo, que retratam grupos de teatro e de dança nacionais e internacionais, que se apresentaram na capital ao longo dos 25 anos de trajetória do fotógrafo.



Natural de Belo Horizonte, Guto Muniz iniciou sua vida profissional em 1987. Desde então, vem se dedicando à cobertura de eventos da área cultural tais como, espetáculos de teatro, dança, circo, música e outros projetos do setor. Responsável pela cobertura fotográfica do FIT (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte), desde sua segunda edição, tem ainda entre seus clientes o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, Festival Mundial de Circo, Grupo Galpão, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia. de Dança, entre outros. É também professor universitário e diretor da Regional Minas Gerais, da Associação de Fotógrafos Fototech.

“Um Dia na Praça”
A exposição fotográfica mostra os diversos usos e ocupações que as pessoas fazem da Praça da Liberdade, revelando visões diferenciadas que enfatizam o tom poético e a beleza silenciosa do próprio cotidiano. A ideia nasceu durante as comemorações da 10ª Semana de Museus. O Memorial Minas Gerais Vale e o Fototech – MG (Associação de Fotógrafos de Belo Horizonte) se reuniram para registrar um dia na Praça da Liberdade, considerado  um dos espaços públicos mais apropriados e fotografados pela população de Belo Horizonte. 

O olhar atento dos profissionais André Luppi, Elmo Alves, Marcos Toledo, Nereu Jr., Pauline Pepe, Ronaldo Almeida, Sérgio Castro, Tibério França, Tina Carvalhaes e Walmir Monteiro revelou, num único dia, momentos, pessoas, situações e formas de apropriação do espaço, que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano fugaz e veloz da cidade.
“Eu não estou aqui”
Trata-se de uma instigante videoinstalação realizada pela Emvideo. Ela se inspira, com muita poesia e sensibilidade, nas misteriosas circunstâncias de desaparecimento de crianças de Belo Horizonte e nos efeitos sociais e psicológicos causados sobre suas famílias.

Objetos que fazem parte do ambiente doméstico das crianças são usados como superfícies para projeção de imagens que remetem à ideia de ausência. Os profissionais e artistas Bellini Andrade, Marcus Nascimento e Flávia Berindoague (da Emvideo) se inspiraram em 10 casos de desaparecimento de crianças e a partir daí criaram textos literários que transitam entre a realidade e a ficção, na voz de uma anônima mãe.
Memorial
Em 2010, a Vale ampliou sua relação com este espaço público, a Praça da Liberdade, inaugurando o Memorial Minas Gerais Vale, dedicado à memória cultural do Estado, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Caracterizado como museu de experiência, o Memorial instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros, contados de forma interativa e contemporânea. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.
O Memorial se propõe a ser um espaço de troca e sinergia com múltiplas manifestações e linguagens culturais, em prol da diversidade.
Serviço:
Período das exposições: Dezembro de 2012 e de 12 a 31 de Janeiro de 2013
Endereço: Praça da Liberdade s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias.
Entrada Franca
Datas e horários de visitação: terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até às 18h.
Quintas: das 10h às 21h30, com permanência até às 22h.
Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até às 16h.
Contato Memorial Minas Gerais Vale
Para visitas guiadas, em grupos, agendamento pelo telefone (31) 3343-7317/ www.memorialvale.com.br

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br