segunda-feira, 23 de março de 2015

Lançamento oficial da Biblioteca Digital de Música para Cinema, Vídeo e Multimídia

Andersen Viana - Foto: Daniel Iglesias
Andersen Viana - Foto: Daniel Iglesias
No dia 24 de março (terça-feira), às 19h30, acontecerá no Anfiteatro do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 - Savassi) o lançamento oficial da Biblioteca Digital de Música para cinema, vídeo e multimídia”. Na ocasião será exibido um vídeo sobra a Biblioteca realizado pelo cineasta Denis Curi. A realização tem patrocínio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte – FPC.

Disponibilizada para o público desde fevereiro, a Biblioteca Digital de Músicaé um portal que disponibiliza arquivos musicais de áudio “Music Tracks" em alta qualidade digital, como Trilha Sonora Original para cineastas, vídeo-makers, multimídias, companhias de teatro e dança, e professores (de todos os níveis e áreas) especialmente para produção e pós-produção de suas atividades criativas.

Além de fazer download das músicas, os interessados e o grande público poderão escutar gratuitamente obras instrumentais criadas por Andersen Viana no período compreendido entre 1978 a 2014. A princípio comporão a biblioteca cerca de 230 faixas musicais em áudio digital com qualidade máxima possível pela atual tecnologia de gravação.

Em uma época de constantes transformações, a tecnologia digital exerce um papel fundamental quer seja na produção ou na divulgação das atividades criativas, bem como tende ser a ferramenta principal para se atingir objetivos complexos de excelência. A facilidade e agilidade na cessão das músicas para todos profissionais interessados acontecerá quase simultaneamente, pois entre os vários trâmites que acarretam este tipo de negociação, todas as músicas que constam da biblioteca digital são de Andersen Viana, que é o detentor dos direitos autorais dos originais manuscritos, sendo desta forma, o legítimo proprietário do material que será disponibilizado através de download e "streaming" na internet.

Andersen Viana é Ph.D em Música pela Universidade Federal da Bahia. Atua como maestro-compositor, produtor cultural e leciona diversas matérias musicais na Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes em Belo Horizonte, além de eventualmente ministrar palestras em universidades pelo país e exterior. Andersen iniciou seus estudos com seu pai - Sebastião Vianna (revisor e assistente de Heitor Villa-Lobos) - e posteriormente nas seguintes instituições musicais no Brasil, Itália e Suécia: UFMG, UFBAReale Accademia di BolognaArts Academy of RomeAccademia Chigiana di SienaRoyal University College of Music de Estocolmo.  Por sua obra musical recebeu 25 premiações no Brasil e exterior, incluindo o “Prix de Composition” no IConcurso de Composição – Festin Choral 2013 na França, 1º Lugar no “Concurso Internacional de Composição Susanville Symphony 2012” nos EUA, 1º Lugar no Concurso Internacional de Composição ”Lys Music Orchestra 2001” na Bélgica, entre outros.

Outras informações: vianabr2005@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa:
Heberton Lopes (31) 3077 0606 -  (31) 8855 1219
Christina Lima (31) 3274 8907  - (31) 9981 4897