quarta-feira, 1 de abril de 2009

Prêmio SESC/SATED - 14ª edição

Cerimônia será realizada no próximo dia 28 de abril, no Grande Teatro do Palácio das Artes

Como acontece ininterruptamente há 13 anos, será realizado no dia 28 de abril (terça-feira), a partir das 20 horas, um dos mais prestigiados eventos das artes cênicas mineiras, o Prêmio SESC/SATED. O evento, que tem entrada franca, é uma ação conjunta do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de MG (SATED) e tem como objetivo homenagear, estimular e divulgar os profissionais que se dedicam à criação em teatro, dança e cinema.

A cerimônia terá a direção artística do produtor cultural Guilherme Marques. Nestes treze anos de realização, o Prêmio SESC/SATED consolidou-se como um dos mais importantes do Brasil, contemplando 35 categorias de artes cênicas. A lisura, transparência e forma democrática como é realizado o fez modelo para outros setores. Desde que foi criado, cerca de 450 troféus foram entregues. Deste total, 335 foram para artistas, 41 para espetáculos, 31 para empresas e 38 para personalidades com atuação destacada nas artes de um modo geral.

Há dois anos, o Prêmio SESC/SATED se estendeu e premia também a produção cinematográfica mineira, tendo destacado no ano passado Adilson Maghá como ator e Marília Rocha na direção cinematográfica. O troféu que será entregue aos vencedores é uma escultura em aço inox escovado e niquelado criada pelo artista plástico Joubert Cândido.

Prêmios Especiais
Também serão homenageadas (prêmios especiais) personalidades representativas e entidades que contribuíram para o fortalecimento das artes em Minas Gerais:
Marketing Cultural: Pessoas físicas ou instituições que ao longo de 2008 deram decisiva contribuição no estímulo ao processo de aproximação entre a produção artística e seus patrocinadores. Este ano receberá o Premio Especial Marketing Cultural a empresa “Oi Futuro”.
Homenagens especiais

Teatro: Ione Medeiros – Projeto Verão Arte Contemporânea
Dança: Bete Arenque e Rui Moreira – Cia SeraQuê
Modelo e manequim: Nilton Mattos
Cinema: José Mojica Marins (Zé do Caixão) e Lucélia Santos

Prêmio SESC/SATED 2009
28 de maio – 20 horas – Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos, a partir do dia 20 de abril, no SESC ou no SATED.
SESC: Rua Tupinambás, 956 – Sala 804 – Centro
SATED: Rua da Bahia, 1148 – Sala 1910 - Centro

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
Marcos Vinicius dos Anjos
(31) 3274-8907