sexta-feira, 3 de julho de 2009

Festival da Loucura de Barbacena chega à sua 4ª edição com shows de Mart’nália e Zélia Duncan

Evento será realizado entre os dias 9 e 12 de julho e também contará com peças de teatro, exibição de filmes, seminários e mostras de arte
A 4ª edição do Festival da Loucura de Barbacena será realizada entre os dias 9 e 12 de julho nas principais ruas e praças da cidade. Com o objetivo de promover reflexão sobre os transtornos mentais e contribuir para a superação de velhos preconceitos, o evento se divide entre programação cientifica e cultural, tendo as cantoras Mart’nália e Zélia Duncan como destaques das atrações artísticas.

A abertura oficial do Festival será realizada no dia 9 de julho (quinta-feira), a partir das 19h, no Centro Ferroviário de Cultura (Cefec), contando com mostra de artes e a famosa confecção das carteirinhas de louco, feitas mediante um “exame do grau de loucura” do visitante por “médicos também loucos”. Em seguida, às 20h, o grupo teatral Bar de Papo apresenta espetáculo O Cabaré da Loucura. No mesmo horário, no Jardim Municipal, o filme Se eu fosse Você 2 será exibido gratuitamente. Para encerrar o primeiro dia do evento, a Praça Adriano de Oliveira será palco do show da Banda Lúdica Música, a partir das 22h. Durante o Festival, especialistas irão ministrar seminários sobre temas relacionados à saúde mental.

Na sexta-feira, 10 de julho, a cantora carioca Mart’nália se apresenta na Praça Adriano de Oliveira, a partir das 23h, com seu repertório de sambas de seu novo CD, Madrugada, além de cantar outros sucessos de sua carreira. A mesma praça recebe também show com a cantora Zélia Duncan, no sábado, 11 de julho, a partir das 23h.

Outras atrações nos quatro dias de evento serão exibição dos filmes, Deu a Louca no Chapeuzinho, Saneamento Básico, Vida de Menina, Piaf – Um Hino ao Amor; apresentação das peças teatrais Elizabeth está Atrasada e O Grande dia; Cortejo Esquenta da Loucura e várias mostras de artes.

O 4º Festival da Loucura é uma iniciativa da Prefeitura de Barbacena, em parceria com a Empresa de Turismo de Barbacena (Cenatur), Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Departamento Municipal de Saúde Pública (Demasp).

Festival da Loucura
Em 2006, ano de estréia do Festival, nomes de peso da cultura brasileira como Hermeto Pascoal, Tom Zé e Lobão fizeram do palco principal, armado na Praça da Estação, um espaço de experimentação com a platéia que misturava gerações e classes sociais. Estilistas, como Ronaldo Fraga, produziram adereços inusitados de camisas de força, mostrando que a inclusão é fashion. Além disso, banners com ícones da loucura criativa como Chacrinha e Dali pendiam dos postes, levando para a rua as bandeiras do pensamento libertário e a mensagem de que certa dose de loucura é o revitalizante da própria razão.
Com seu apelo inusitado, o Festival da Loucura deu o que falar dentro e fora das fronteiras de Minas Gerais. Não faltou quem condenasse a iniciativa e a considerasse uma afronta à imagem da cidade. Polêmicas à parte, o Festival ajudou a sepultar de vez o preconceito da comunidade barbacenense, que por décadas via na presença dos doentes mentais um estigma incômodo.

A consolidação do Festival se deu em 2007, quando a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Fhemig não só apoiaram financeiramente o evento, como se valeram dele para divulgar e discutir seus programas de inclusão social. Giramundo, Grupo Galpão, Arnaldo Antunes, Moska e mais uma legião de artistas tomaram as ruas de Barbacena mais uma vez.

No ano passado, 2008, Tambolelê, Marcelo D2 e a banda Luxúria foram as principais atrações do Festival, que também contou com o desfile do bloco carnavalesco Tirando a Máscara, que ressaltou a importância do tema da inclusão das pessoas portadoras de sofrimento mental. Os integrantes do bloco foram acompanhados pela bateria da Escola de Samba da Viradouro.

O Festival da Loucura converteu-se em lúcidos momentos de fruição artística, desconstrução de paradigmas e, acima de tudo, uma lição que precisa ser compartilhada com o mundo todo. Como definiu o cantor Lobão: “estamos aqui justamente para combater abordagens toscas e preconceituosas sobre a loucura”.

Por que Barbacena?
Promovendo a 4ª edição do Festival da Loucura, Barbacena busca resgatar sua história, ligada ao tratamento das doenças psiquiátricas. Será um festival imbuído de um espírito revolucionário que abrirá os porões de sua história às avaliações externas. Com total apoio dos moradores locais, o evento demonstra abertura, conhecimento e principalmente respeito pelos portadores de doenças mentais residentes na cidade.

Todos os convidados e participantes do 4º Festival da Loucura serão agraciados com uma programação que abrange discussões ligadas à temática “loucura-artes-sociedade”, tendo como pontos de destaque shows com artistas de renome nacional que tenham a carreira ou mesmo performances ligadas à loucura.

4º FESTIVAL DA LOUCURA DE BARBACENA
Data: 9 a 12 de julho
Locais:
Centro Ferroviário de Cultura de Barbacena (CEFEC)
Praça dos Andradas
Praça Adriano de Oliveira
Praça do Rosário
Informações para o público: (32)3332-9900 ou http://www.festivaldaloucura.com.br/

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
Marcos dos Anjos ou Christina Lima
(31)3274-8907 – (31)9981-4897 - (31)9775-8907