quinta-feira, 9 de julho de 2009

REDE TEIA REALIZA OFICINA SOM, CORPO E CENA EM SENADOR MODESTINO


A cidade de Senador Modestino Gonçalves, situada a 380 quilômetros de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais, recebe de 13 a 17 de julho, a Oficina Som, Corpo e Cena. A oficina é gratuita e integra a programação da Rede TEIA - Experimentação e Investigação em Artes Cênicas.

As aulas serão realizadas de 18 às 22 horas, no Centro Cultural de Senador Modestino Gonçalves. São oferecidas 25 vagas para músicos, atores, estudantes de teatro e música e interessados, a partir de 16 anos. Ministrada pelo violonista, guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical Pedro Delgado, a oficina tem carga horária de 30 horas aula. Inscrições e outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (31) 3481-8524.

Oficina Som, Corpo e Cena
A Oficina procura a compreensão do som/música como elemento fundamental de um espetáculo teatral, responsável por realizar as conexões entre dramaturgia, partitura corporal do ator e espaço cênico.

Através desse viés, a oficina discute as possibilidades de linguagem e criação sonora e cênica, proporcionando aos alunos treinamento e prática para um olhar atento sobre este campo do fazer teatro. A finalidade é entender a música como dramaturgia sonora e peça chave na transmissão da mensagem, onde o ator, com sua poesia corpórea, é o mediador do processo.

A oficina introduz conceitos e técnicas para o desenvolvimento desta consciência de cena, a partir de jogos teatrais, trabalho corporal e improvisação, aliados à percepção, experimentação e criação musicais.

Ministrante: Pedro Delgado
Natural de Belo Horizonte, Pedro Delgado iniciou seus estudos em música aos 18 anos, com aulas particulares de violão. Desenvolveu muito de sua formação, prática e conhecimento teórico através de seu pai, o flautista, compositor e arranjador Eduardo Delgado; em escolas como Fundação de Educação Artística, Pró-Music e Villa-Lobos; com alguns professores particulares e, principalmente, como autodidata.

Fez sua escolha profissional pela música, apesar da graduação em Jornalismo pela PUC Minas em 2003. Desde então, participa da cena musical da capital mineira, tocando em casas, festivais e bares da cidade.

Atualmente Pedro Delgado estuda na Escola de Música da UFMG e trabalha como violonista/guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical, optando por impulsionar mais os trabalhos autorais e genuínos. Na área instrumental, divulga suas composições com sua banda, o Del Trio, faz parte de outros grupos, além de atuar como freelancer e ministrar aulas de violão/guitarra, teoria musical e oficinas sobre música no teatro.

Rede TEIA
A Rede TEIA é um projeto cultural e educativo que como objetivo promover a circulação e reflexão cultural entre vários projetos, visando a interlocução e a integração entre grupos de teatro, a comunidade acadêmica de diversas regiões de Minas Gerais.

Desde 2004, a Rede TEIA atua em Minas Gerais, promovendo apresentações de espetáculos de teatro, além de palestras e oficinas, sempre ao lado de grupos e professores locais convidados. Vale ressaltar a importância dos grupos locais nas atividades, pois essas parcerias formam essa rede de idéias e iniciativas.

Essa rede de circulação, reflexão e formação tece, a cada edição, novos ajuntamentos entre grupos de teatro, escolas, professores e a população em geral, em várias regiões de Minas Gerais – numa verdadeira teia de ações.

A Rede TEIA acredita que essa organização possibilita as artes cênicas retomar sua função social de transformar e formar, através de uma atitude responsável, indo além da simples e passageira diversão.

Em 2009, o projeto promove até o mês de setembro workshops, sessões de espetáculos e Núcleos de Arte e Educação nas cidades de Dionísio, Marliéria, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Carbonita e Senador Modestino Gonçalves. A programação é gratuita e tem o patrocínio da ArcelorMittal Florestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A coordenação geral é de Nelson Bambam Jr. O Grupo Teatro Atrás do Pano, o Grupo Trama de Teatro, a Cia Drástica, o Grupo Teatro Kabana e a Divina Comédia são parceiros nesta empreitada.

Sobre o patrocinador: ArcelorMittal Florestas
Dar apoio a projetos de desenvolvimento cultural é um dos fundamentos da política de responsabilidade social da ArcelorMittal Florestas. Dessa forma, a empresa acredita contribuir para a valorização da comunidade e da cultura local. Estas características foram encontradas na Rede TEIA. Além de desenvolver ações de formação artística para fortalecer a produção local, o projeto incentiva a manifestação cultural convidando artistas locais a se apresentar e fazer parte dessa rede de experiências.

A política de responsabilidade social da ArcelorMittal Florestas foi baseada no resultado de um diagnóstico participativo em suas comunidades vizinhas. Com o apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil, várias parcerias estão sendo firmadas com entidades locais e governos municipais para a realização da Rede TEIA em diversos municípios, o que reforça o compromisso de trabalho em benefício da comunidade.