quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto do Sistema Fiemg conscientiza população sobre importância da preservação de flora e fauna

Fábrica Verde leva responsabilidade ambiental para comunidade e rede de ensino

Macaco-prego, Cachorro-do-mato-vinagre, Gato-Palheiro, Arara-Azul-Gigante, Ipê Amarelo, Assa-peixe. Esses são algumas das 12 espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção em Minas Gerais que serão apresentados às crianças e jovens da rede de ensino pública e privada municipal, estadual e federal pelo projeto Fábrica Verde. A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MG) envolve a veiculação de filmes educativos nas emissoras de TV abertas do estado e nas principais salas de cinema, além da distribuição de 100 mil cartilhas didáticas nas escolas.

O projeto pretende sensibilizar os futuros cidadãos e a comunidade - seus pais e educadores, além de formadores de opinião - sobre a importância da preservação do meio ambiente. Hoje há 395 animais em extinção no Brasil, além de dezenas de plantas na mesma situação. “O futuro da humanidade depende do equilíbrio entre fauna e flora e apenas nós podemos promover essa harmonia”, opina Lina Rosa, idealizadora e roteirista dos filmes do projeto. No total, serão exibidos 12 curtas com duração de um minuto cada em formato misto de animação e computação gráfica. Cada um deles irá ilustrar uma espécie de animal ou vegetal ameaçada de extinção em Minas Gerais.


Para estrelar o projeto, os animais e plantas foram transformados em personagens feitos com materiais das indústrias que podem ser reciclados. Assim, a Arara-Azul-Gigante ganha uma delicada cauda de presilhas de cabelo, a árvore Canela-de-Ema ganha galhos e folhas à base de escovas para limpeza e o Macaco-prego, patas de garfos retorcidos e pelagem de palha de aço. Os filmes serão exibidos em canais abertos de TV até dezembro de 2010. No prazo também serão distribuídas as cartilhas e um mil DVDs para a rede de ensino, além das escolas e programas educacionais do SESI.


O projeto contou com a consultoria científica de Enrico Bernard, Doutor em Biologia pela York University, Toronto (Canadá) e atualmente professor adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O consultor possui uma ligação mais do que afetiva com a campanha, pois é mineiro de Poços de Caldas e sua família também é de Lavras, no sul de Minas. A trilha sonora conta com a assinatura de Caca Barreto, que ressaltou sonoridades e acordes brasileiros. A direção dos VT’s é de Anésio Jr e a locução é de Phil Miler. As fotografias são de Helder Ferrer.


Projeto Fábrica Verde

Idealização e Roteirização dos filmes: Lina Rosa

Direção dos filmes: Anésio Jr.

Locução: Phil Miler

Fotografia: Helder Ferrer

Consultoria Científica: Enrico Bernard (Doutor em Biologia pela York University, Toronto, Canadá)

Para ter acesso à cartilha – http://issuu.com/apontecom/docs/cartilha

Para baixar as fotos em alta resolução – www.aponte.com.br

Para ver o vídeo – Acessar http://www.youtube.com/fabricaverde