segunda-feira, 10 de maio de 2010

A arte brasileira de Daniel Tavares em Belo Horizonte

Artista apresenta: “Cores, Histórias e Gente”

No dia 20 de maio, a partir das 19h30, o pintor mineiro Daniel Tavares inaugura exposição na Vitor Braga Rugendas Galeria de Arte (Av. Senhora do Carmo, 1.650 – Sion – Fone. 3286 4282). A exposição fica em cartaz durante o período 21 a 28 de maio, das 11 às 19 horas.

Radicado em Nova Iorque, Daniel Tavares, é hoje reconhecido internacionalmente como um dos talentos mais promissores da nova geração brasileira. Sua carreira artística aconteceu inversamente da maioria dos artistas brasileiros. Primeiro ele alcançou renome e prestigio no mercado internacional, e somente agora faz exposição no Brasil.

Seu quadro “A obra de Beslan: Retrato, memorial para as mães” medindo 170 x 190 e reproduzido no livro do artista pg 42, está hoje no Museu Albisola Marina – Itália – na sala dos latinos ao lado de Wilfred Lam, Lucio Fontana e Roberto da Matta.

Daniel Tavares morou em Portugal e Itália, e, já participou de diversas exposições nestes dois países. Em 2007 participou da Oitava Biennale D’Arte contemporânea Torre Strozzi (Parlesca/Itália) e da Genovarte – Seconda Biennale D’Arte Contemporanea (Genova/Itália).

“Nascido em João Pinheiro/MG, Tavares é exemplo de como a arte brasileira está cada vez mais diversificada. Ele poderia ser mais um pintor de temas abstracionistas, fase em que passou alguns anos, com sucesso, mas sua dedicação ao desenho e domínio da cor, o levaram a um tipo de pintura que chega ao cubismo, embora dele se afaste à medida que avança pelos meandros da junção desenho-pintura. Ele decompõe a figura, deixando em cada obra uma marca muito pessoal.

Como artista inserido na sua contemporaneidade, Tavares, em suas telas, traz para o espectador questionamentos que são, seus próprios questionamentos. Trata-se de pintura que discute principalmente o homem na sociedade onde vive. Ele não quer mudar nada, mas, sim denunciar.”

Geraldo Edson de Andrade (Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA e da Associação Internacional de Críticos de Artes – AICA)

Além de admiradas, as obras de Tavares exigem ser, com calma, adequadamente contempladas, indagadas, consultadas. Repetidamente. Visto que comportam uma leitura interativa, onde está a intuição para contemplar a imagem, a emoção para experimentar o envolvimento, a razão para descobrir o significado. A cada vez revelarão um facetamento, um ícone, uma tonalidade expressiva que se escondia na extrema articulação dos elementos formais e tonais presentes na tela

Lorenzo Chiarlone (crítico de arte e jornalista/Itália)


“... a composição da cor se torna, desta forma, testemunha de uma mensagem, mas também uma tradução de emocionalidade capaz de sugerir conteúdos densos de valor”. Nadia Ponte (Pintora e Crítica de Arte/Itália)