sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dança Jovem promove “Oficina de Dança Contemporânea”


Todas as terças e quintas-feiras do mês de maio, das 15h30 às 17h, o Centro Artístico de Dança (Rua Marília de Dirceu, 226, 2ºandar- Lourdes) recebe a “Oficina de Dança Contemporânea”, com o bailarino e coreografo Mário Nascimento. A atividade é voltada para pessoas com experiência em dança e contará com aulas que abordam linguagens e técnicas autorais do bailarino.

De acordo com Ester França, coordenadora do grupo Dança Jovem, Mário tem um currículo brilhante na dança e há muito tempo trabalha com jovens, o que se encaixa perfeitamente com o perfil da companhia. “Ele tem uma linda história na dança, e é muito bom que possamos reconhecer isso. Nestas oficinas as pessoas poderão conhecer a linguagem própria do Mário e desenvolver o que tem de melhor na dança contemporânea”, diz.

Os interessados em participar da atividade podem se inscrever no local. O valor para todas as oficinas é R$165,00. É necessário que se use vestimenta apropriada para se movimentar, como roupas leves e confortáveis. Mais informações: (31) 3335-4713.
SERVIÇO:

“Oficina de Dança Contemporânea”

Local: Centro Artístico de Dança - Rua Marília de Dirceu, 226, 2º andar- Lourdes

Dias: 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 30 de maio

Hora: 15h30 às 17h

Valor: 165 reais para todos os dias

Mais informações: (31) 3335-4713.


MÁRIO NASCIMENTO
Diretor, coreógrafo e bailarino iniciou seus estudos no Brasil em 1978, formando-se em ballet clássico, dança moderna e jazz. Em 1989, aprimorou-se em dança moderna e contemporânea na Europa. Realizou estudos de artes marciais, atletismo e composição de ritmos musicais, que contribuíram para o desenvolvimento de sua própria técnica e linguagem.

Considerado um artista do mundo underground de São Paulo, foi assistente de direção e coreógrafo da Cisne Negro Cia. de Dança (São Paulo), onde criou as obras: "Sete por 7" e Maracatu de Chico Rei". Em 97, foi convidado pelo Centro Coreográfico da Comunidade Franco - Belga para ministrar aulas na Cia. Charleroi Dance, em Bruxelas.

Em 1999, recebeu o prêmio APCA de Qualidade Artística pela obra “Arerê” e o APCA de Melhor coreógrafo por “Escapada”. Com esta obra se apresentou na Alemanha, recebendo destaque no Morgen Post de Hamburgo. Foio início da Cia. Mário Nascimento, que em 2002 estruturou-se em Belo Horizonte, MG. Em 2004 recebeu o prêmio USIMINAS / SINPARC como Melhor Coreógrafo pela obra“Escambo”.
Em 2005 foi convidado para coreografar no Balé da Cidade de São Paulo, onde criou as obras“Constanze” em comemoração aos 250 anos de Mozart a partir da sinfonia 41 Júpiter e “Onde está o Norte?” com estréias em 2006. Seguidamente, coreografou “Devir” para o Ballet do Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 2007 criou “Quimeras” para a Cia. de Dança de Minas Gerais (Palácio das Artes).Em 2009 recebeu o prêmio SESC / SATED de Melhor Concepção Coreográfica pelo espetáculo “Faladores”.

Ao longo de sua carreira, o coreógrafo vem recebendo destaque nos principais jornais do país. Atualmente é professor convidado da Cia. de Dança de Minas Gerais (Palácio das Artes),Grupo Camaleão, Cia. Meia Ponta e do Balé da Cidade de São Paulo.

DANÇA JOVEM
Criado em 2005, o grupo trabalha com processos de criação colaborativos com o objetivo de incentivar através da profissionalização, a constante reciclagem e aprimoramento de novos talento. É dirigido pela bailarina e coreógrafa Ester França e coordenação geral de Valéria Bhering.