quarta-feira, 13 de julho de 2011

São Lourenço se prepara para o ‘Festival e Concurso Internacional de Corais’

De 15 a 20 de agosto, a cidade pólo do Circuito das Águas será ponto de encontro de grupos vocais de diversas partes do mundo
Uma linguagem que dispensa traduções e ultrapassa fronteiras e etnias, a música será a protagonista de uma das mais importantes festas corais do país, que acontece em São Lourenço, de 15 a 20 de agosto.  O Festival e Concurso Internacional de Corais São Lourenço – Ameride vai reunir grupos vocais do Brasil e internacionais e ocorrerá em diversos pontos da cidade pólo do Circuito das Águas. Realizado pela Prefeitura Municipal de São Lourenço e Fundação Municipal de Cultura, mais do que uma competição entre conjuntos de alta qualidade, o objetivo maior é promover a interação e o intercâmbio de experiências artísticas.
O evento vai congregar quatro programações simultâneas, sendo elas: o VII Seminário Internacional de Regência Coral, Concurso Internacional de Corais, Concertos Sociais e Educativos. O Seminário Internacional de Regência Coral vai acontecer durante todo o período do evento, no salão do Hotel Guanabara e promoverá dez oficinas ministradas por musicólogos do Brasil, da Argentina, dos Estados Unidos, da Itália e do México. O intensivo será destinado a estudantes e maestros, que vão mergulhar nos temas da Música Barroca, Clássica, Renascentista e sua influência na música coral dos séculos XX e XXI.
Também no salão do Hotel Guanabara, será realizado o Concurso Internacional de Corais, nos dias 16, 17 e 18, às 20 horas, e contará com coros do Brasil, Bolívia, Colômbia, Cuba, Uruguai e Venezuela. Jurados musicólogos vão eleger os melhores, que farão uma apresentação gratuita, no sábado (20/08), na Praça Brasil. Além de conferir o desempenho dos vencedores, o público terá a oportunidade de assistir aos Concertos Sociais, que serão apresentados em diferentes pontos de São Lourenço, como na Capela de Bambu, do Parque das Águas, Igreja Matriz e na tenda da Praça Brasil.       
Além de manifestar a arte coral, um dos pontos altos do Ameride é a democratização desse estilo musical, tornando-o acessível a toda população. Para isto, serão promovidos os Concertos Educativos que, em sua terceira edição, levará grupos corais para os bairros da periferia, escolas municipais, estaduais, faculdades e igrejas.
Ameride e sua origem
É resultado da junção dos nomes de duas populações que originaram os povos das Américas e que são famosas pela sua riqueza cultural, bravura e luta pela igualdade. Assim, a combinação Ameríndios (índios americanos) e Negroides (negros trazidos como escravos) deu nome ao Festival, Ameride.
O charme de São Lourenço
A 387 km de Belo Horizonte, a cidade é um dos cartões postais de Minas Gerais e ficou conhecida por sediar intensa programação artística e atividades voltadas para a saúde e o bem-estar. O Parque das Águas é famoso por suas águas de valor medicinal, localizado dentro de uma exuberante vegetação nativa, que compreende centenas de espécies vegetais, inclusive orquídeas raras e um Pau-Brasil.

Mais informações:
Telefone: (35) 3332-8038/8817-3567

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br