quinta-feira, 4 de junho de 2009

Horizontes Urbanos promove Workshop de Dança de Rua

Oficina será ministrada pelo conceituado diretor Paulo Azevedo. Objetivo é compreender o espaço urbano como um palco

A segunda edição da Mostra Internacional “Horizontes Urbanos”, que será realizada em diversos espaços públicos de BH, está com inscrições abertas para a oficina “O Anarquitetônico” - Workshop de dança de rua. Ministrada pelo professor, coreógrafo e bailarino Paulo Emílio Azevedo, a oficina irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de junho, sempre das 15 às 18 horas. A vivência tem por fim possibilitar uma aproximação entre corpo e cidade, partindo da premissa que este novo lugar, que surge da relação descrita, permite a construção de uma nova cidade, de um novo corpo.

As aulas ocorrerão no Grande Estúdio do Palácio das Artes (parte teórica) e nas ruas da cidade (parte prática). Com inscrições gratuitas e limitadas a 20 vagas, podem participar maiores de 15 anos que apresentem trabalho de dança e disponibilidade de deslocamento pela cidade (inclusive de ônibus). O encerramento será na Praça da Liberdade no dia 24 de junho a partir das 17 horas e fará parte da programação oficial do festival.

Paulo Azevedo
Paulo Emílio Azevedo é fundador e diretor da “Membros Cia. De Dança” de Macaé (Rio de Janeiro), que é uma das companhias brasileiras de maior atuação internacional, tendo recebido seis prêmios e com apresentações em 17 países. Em dez anos de fundação, o grupo já participou dos principais festivais de dança do mundo, como o Festival Paris Quartier d’Ete, em 2008. Paulo é graduado em educação física e pesquisador nacional do movimento Hip Hop. É também autor das obras "Dança de Rua – contador de histórias", "A Descoberta de Talentos nas Escolas Municipais de Macaé" e "Dança de Rua: uma pesquisa de socialização”.

Horizontes Urbanos
A Mostra Internacional Horizontes Urbanos propõe um desafio aos participantes, uma vez que as criações tiveram de ser concebidas especialmente para serem apresentadas em espaço urbano, ao ar livre. A interferência coreográfica nas ruas pretende criar no público um novo olhar sobre a arquitetura da cidade onde vivem rotineiramente, sem prestar atenção aos detalhes. A Mostra, que ocorre entre os dias 22 e 28 de junho, faz parte da rede internacional “Ciudades que Danzan”, ligado a Associación Marató de L´Espectacle, sediada em Barcelona, que tem eventos parceiros em todos os continentes.

Em 2007, foi realizado um projeto piloto com quatro intervenções. Agora, compõem a programação artistas e grupos de dança de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Espanha, que se apresentarão em lugares diversos como a Praça Sete, a Casa do Baile, a Escola Municipal Barão do Rio Branco, o Ministério da Fazenda e a Praça da Estação (entrada do Metrô). A Mostra é realizada e dirigida por Wagner Tameirão, Jacqueline de Castro e Marise Dinis.

Inscrições para a oficina pelo e-mail horizontesurbanos@uol.com.br enviando um pequeno CV. Informações: 3222-1438

Assessoria de Imprensa: (31) 3274-8907 – Christina Lima ou Aline Gonçalves