quarta-feira, 10 de junho de 2009

Um Olhar para o Universo

Exposição chega ao fim impressionando adultos e crianças

A exposição “Um Olhar para o Universo” encerra sua passagem pelo Palácio das Artes no próximo dia 17 de junho. Tendo sido visitada até agora por mais de 16 mil pessoas, que puderam conhecer um pouco mais sobre a história da relação do homem com a astronomia, a mostra contribui positivamente para a divulgação da ciência, no “Ano Internacional da Astronomia”.

Entre as crianças, a experiência é ainda mais fascinante e completa, já que estudantes de escolas públicas participam intensivamente de visitas orientadas. A procura por horários foi tanta que os monitores precisaram ser convocados para trabalharem também aos sábados.

A Galeria Arlinda Corrêa Lima e os Jardins Internos do Palácio das Artes foram divididos em cinco módulos (Primitivo, Mítico, Conhecimento, Futuro e Timension) onde estão expostas esculturas que remetem aos primórdios da astronomia; réplicas dos planetas e símbolos de culturas quase desconhecidas, como as colunas de Stonehenge, na Inglaterra, e os Moais, da Ilha de Páscoa.

Além disso, vídeos, painéis e uma série de efeitos multimídia, retratam a longa trajetória do homem em busca de respostas em relação ao mundo que o cerca. A exposição conta com participação especial do módulo Timension (www.timension.com.br). Criado pelo ‘mago’ da computação gráfica, o designer austríaco Hans Donner, trata-se de um curioso e futurista relógio que integra o Windows Vista. Na entrada do Palácio das Artes, em plena Avenida Afonso Pena, foi colocada uma escultura mitológica de Zeus de cerca de três metros.

"Um Olhar para o Universo" busca despertar um sentimento de êxtase, curiosidade e descoberta sobre o tema, tão cativante e importante para a preservação do planeta. A exposição tem curadoria de Cleofas Uchoa, mestre em Ciências pelo Massachusttes Instttute of Tecnology e fundador do Observatório de Búzios, e direção geral de Bernardo Sabino. É organizada pelo Instituto de Pesquisa Solar e Ambiental (IPSA) com colaboração da Executiva Promoções de Eventos e da Tropical Produções.

Um Olhar para o Universo
Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)- Galeria Arlinda Correa Lima e Jardins Internos

Data: 20 de maio a 17 de junho
Horário de Visitação:
Segundas: 18h às 21h; terças a sábados: 09h30 às 21h e domingos: 16h às 21h
ENTRADA FRANCA
Idealização: Instituto de Pesquisa Solar e Ambiental
Presidente: Roberto Bandeira
Coord. Geral: Bernardo Sabino
Produção: Executiva Promoções e Eventos / Tropical Produções

Outras informações: www.palaciodasartes.com.br
Fone: 3236-7400
Para agendar visitas orientadas: 3236-7322 (entre 8h30 às 12h30 e de 14h às 17h30)

Assessoria de Imprensa: (31) 3274 8907- Christina Lima e Aline Gonçalves