quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Conexão Vivo: Tons do Brasil agora faz parte da programação da rádio Inconfidência

Programa voltado para a divulgação musical brasileira da música independente estreia no dia 7 de agosto em uma das principais rádios mineiras

A partir do dia 7 de agosto, o Tons do Brasil passa a integrar a programação da Rádio Inconfidência “Brasileiríssima” FM, semanalmente, das 19 às 20 horas. A Inconfidência é a principal rádio pública de Minas Gerais. Programa integrante do Conexão Vivo 2010, o Tons do Brasil é produzido pela NPM e veiculado por mais de 65 emissoras, no Brasil e no exterior. O programa é viabilizado por meio do patrocínio da Vivo.

Apesar do acelerado crescimento do uso da internet por artistas e bandas, o rádio ainda se constitui como importante veículo de divulgação dos trabalhos musicais. Fazer com que suas produções chegassem às emissoras sempre foi uma das grandes dificuldades encontradas pelos artistas, independente de seu estilo musical. Da necessidade de conquistar esse espaço, nasceu o programa Tons das Gerais, em 2009, com o objetivo de promover a música produzida em Minas. Agora, cerca de um ano depois, o programa amplia o foco para outras regiões do país e passa a ser denominado Tons do Brasil, ainda proporcionando a divulgação da música mineira, mas com um olhar voltado para a diversidade cultural e regional da música brasileira.

A ideia de um programa que divulgasse a música mineira surgiu de uma demanda específica: a dificuldade de contato dos compositores e intérpretes mineiros com as emissoras, como explica o músico e produtor cultural Oscar Neves: “Como trabalhei em rádio por muito tempo, pude perceber essa distância existente entre os músicos e as emissoras. A ideia é ampliar o contato, e o programa faz isso - estabelece esse elo entre os dois lados, possibilitando a divulgação do trabalho do artista e permitindo que a emissora tenha acesso a novas sonoridades”.

O programa Tons das Gerais era veiculado por cinquenta emissoras de rádio em Minas Gerais, cada uma delas com alcance de aproximadamente vinte municípios e com foco para a produção musical do Estado. Em sua nova fase, agora como “Tons do Brasil”, ele passa a abranger outras regiões do país, com programação que contempla múltiplas realidades culturais.

Oscar Neves destaca a importância do Conexão Vivo para a viabilização do projeto. “Através do Conexão Vivo, nosso programa que era veiculado somente em nosso Estado, passou a levar a nossa produção musical além das montanhas e além das fronteiras do nosso país. O apoio do Conexão Vivo a este projeto foi e continua sendo fundamental para a inserção de nossos artistas e seus trabalhos no cenário nacional e internacional. O Tons do Brasil ganhou projeção, reconhecimento e é considerado a vitrine da boa musica produzida em nosso Estado, graças a esta parceria com o Conexão Vivo.”

O músico Celso Moretti analisa a importância da iniciativa: “Os artistas lutam muito por espaço. Na minha visão, somos mais ‘dependentes’ que ‘independentes’, já que a divulgação do nosso trabalho está ligada a uma série de fatores. O programa representa um canal de divulgação essencial para os nossos trabalhos, o que é de extrema importância para artistas como eu, que não têm suas músicas veiculadas nas grandes rádios; não pagamos jabá. Essa ampliação, contemplando músicos de outros estados, é muito positiva. Salve o intercâmbio!”, conclui Moretti.

Nestor Santanna, Assessor para Assuntos da música da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, vê a iniciativa como um trabalho importante que se soma a outras ações: “Nesse tempo de amplas interações midiáticas, iniciativas com a qualidade, o bom gosto e a apuração artística do Projeto fazem a diferença e reforçam tudo que se conquista hoje pelo ‘Música Minas’, inédita e bem sucedida convergência entre as entidades organizadas da cena musical mineira e o poder público”, comenta.

Novas frentes
Além da ampliação geográfica, o programa traz a novidade de contemplar a nova produção da música brasileira, através do quadro “Interferência”, voltado para bandas e artistas que constroem seus trabalhos através dos novos festivais independentes. Para Lucas Mortimer, coordenador do Coletivo Pegada, um dos grupos que constitui o “Circuito Fora do Eixo", este espaço representa uma conquista importante: “Acho que a abertura do ‘Tons do Brasil’ para bandas do circuito independente é extremamente importante para a difusão dessa nova música brasileira que vem surgindo e ocupando cada vez mais espaços entre os públicos jovem e adulto. Essa exposição vem somar ao trabalho de bandas que já vêm circulando há alguns anos de forma alternativa e independente, e que já possuem um bom público em várias cidades e regiões do Brasil. Com isso a música independente poderá atingir novos ouvintes através de um meio não muito utilizado por essas bandas que é a radiodifusão”, comenta Mortimer.

Para ficar por dentro do Tons do Brasil, acesse http://npmdifusaodemusica.com.br/

SOBRE A VIVO
A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003, com mais de 52 milhões de clientes. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, tem como missão criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida.

Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de dois milhões de itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas em rede voltadas à educação através de novas formas de aprendizagem e à causa da inclusão de pessoas com deficiência. Na área cultural, a empresa promove iniciativas artísticas coletivas e antenadas com o que há de mais inovador no campo da música, das mídias móveis, do teatro e da experimentação artística.

Assessoria de Imprensa MG:
CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274 8907
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 9981 4897
Luciana d’Anunciação – luciana@christinalima.com.br – (31) 9775 8907

Assessoria de Imprensa - Vivo - A4 Comunicação
Bárbara Veríssimo – barbara.verissimo@fornecedores.vivo.com.br – (11) 74202803 # (11) 99173069
Taís Lobo – tais.lobo@vivo.com.br – (11) 7420 1286 # (11) 7337 5353

Gerente de Imprensa
Fernanda Ferraz – fernanda.ferraz@vivo.com.br – (11) 7420-1621