segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Grupo de Câmara do Projeto “Música nas Escolas” se apresenta no Dia Mundial de Luta contra a AIDS


O espetáculo será dia 1 de dezembro no Hospital Eduardo de Menezes

O Projeto Música nas Escolas se engaja na luta contra a AIDS. Os integrantes das Orquestras Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, e Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, se apresentam no dia 1 de dezembro (quinta-feira), às 16h, no Hospital Eduardo de Menezes (Av. Dr. Cristiano Rezende, 2213, Bairro Bonsucesso, Belo Horizonte).

Com o tema “Todos Somos Vulneráveis”, a programação do Dia Mundial de Luta contra a AIDS começa às 14h, com palestras educativas sobre o preconceito, a importância da prevenção e tratamento da doença e formas de contágio do vírus HIV. Às 16h, o Grupo de Câmara do Projeto Música nas Escolas fecha as atividades com chave de ouro.

O repertório do Grupo de Câmara é definido de acordo com o público. Para as crianças, são apresentadas canções folclóricas infantis, como Samba Lelê, Terezinha de Jesus, Escravos de Jó, entre outros. Quando o público é adulto, são mescladas músicas eruditas e populares.

Regidos pelo maestro Rogério Vieira, os músicos tocam instrumentos de cordas, sopros e percussão, como violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão, entre outros. O projeto foi idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages. O objetivo do Música nas Escolas é incentivar e investir na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.

O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis que é sempre bem recebido pela plateia.

Além de aprender a tocar diversos instrumentos, os alunos se apresentam em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais. Depois de anos estudando e respirando música, esses jovens estão capacitados profissionalmente e prontos para entrar no mercado de trabalho. Muitos passam a tocar em casamentos e festas, e, ainda de acordo com José Roberto Alvarenga outros acabam por integrar o Grupo de Câmara.

Serviço:
GRUPO DE CÂMARA DO PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
Dia 01 de dezembro – Quinta-feira- 16h
Hospital Eduardo de Menezes
Av. Dr. Cristiano Rezende 2213, Bairro Bonsucesso.

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907