quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AQUI JAZZ APRESENTA RITA MEDEIROS


Conhecida pela belíssima performance junto ao quarteto Lyrical Jazz, cantora faz participação especial no show do quinteto Take Five, na Praça do Papa

O Aqui Jazz leva à Praça do Papa (Alto da Avenida Afonso Pena - Mangabeiras), no dia 16 de setembro, domingo, às 11 horas da manhã, toda a irreverência e versatilidade da cantora lírica Rita Medeiros. A artista sobe ao palco para uma participação especial no show do quinteto jazzístico Take Five, que além de clássicos do jazz e da música internacional, irá apresentar um repertório com o melhor da música popular brasileira. A direção artística é de Pedrinho Alves Madeira, produção e coordenação de Christina Lima Comunicação e Produção.
Desde 2005, o Aqui Jazz vem percorrendo praças e parques de Belo Horizonte e Região Metropolitana com o objetivo de divulgar gratuitamente a música instrumental de qualidade, interpretada por artistas mineiros. Realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto é uma iniciativa do Parque Renascer, do Bosque da Esperança e da Funeral House.
Além de contribuir para a divulgação da música instrumental, de dar oportunidade aos músicos mineiros em mostrar sua arte de maneira digna e profissional e de valorizar e preservar o patrimônio público municipal, o Aqui Jazz tem como finalidade desmistificar o significado mórbido de cemitério.
O projeto cultural tem o intuito de mostrar que cemitério pode também remeter à vida, afinal, é onde estão aqueles que contribuíram para a sociedade em que vivemos hoje. O Aqui Jazz, através de seus patrocinadores – Parque Renascer – Bosque da Esperança e Funeral House - propõe celebrar a vida com música, alegria e cultura.
Aqui Jazz – Rita Medeiro & Take Five
No dia 16 de setembro o público terá uma performance irretocável e emocionante já que, além do preparo técnico e vivência no canto lírico e no jazz, Rita Medeiros possui uma incrível capacidade de interpretação nos palcos, esbanjando charme e personalidade. Ao lado da banda Take Five, formada por virtuosos músicos, a cantora irá interpretar algumas pérolas do jazz e da MPB, como: Summertime (George Gershwin & Ira Gershwin), Take five (Dave Brubeck), Influência do Jazz (Carlos Lyra), Chega de Saudade (Tom Jobim) e But not for me (George Gershwin & Ira Gershwin).
A banda Take Five é formada pelo quinteto de músicos Ricardo Penido (trompetista), Matteo Ricciardi (saxofonista), Bruno Vellozo (contrabaixista), Leo Lana (bateria e percussão) e Walner Casitta (piano). Tem 20 anos de experiência, e se especializou em interpretar os grandes sucessos do jazz e da bossa nova, passando pelo erudito, com obras de compositores que estão na fronteira entre o clássico e o popular.
Uma das características do evento é a presença de um belíssimo Cadilac 1974, que faz parte da frota de veículos do Parque Renascer.
Rita Medeiros
Dona de extensão vocal impressionante, Rita Medeiros já confundiu figuras renomadas do meio erudito, cantando como mezzo-soprano até, finalmente, se encontrar como uma soprano de voz muito aguda. De musicais a óperas, a cantora sempre buscou explorar novas formas musicais. 
Natural de Belo Horizonte, formada em Engenharia Civil pela UFMG, Rita cantou profissionalmente pela primeira vez interpretando Elizabeth, na peça Drácula, premiada adaptação de Carl Schumacher do texto de Bram Stocker, sobre a direção de Kalluh Araújo. Logo se apresentaria ao grande público, acompanhada por Eduardo Hazan, cantando a abertura do ballet Relâche (Erik Satie) quando das apresentações da Cia de Dança Palácio das Artes em Belo Horizonte (Grande Teatro do Palácio das Artes) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com estas experiências, tomou gosto pela atividade artística para, em menos de dois anos, despontar como solista do inesquecível Ars Nova, coral que, sob a batuta do grande Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, conquistou plateias e prêmios internacionais em vários concursos pelo mundo afora.
Do contato com colegas da Escola de Música da UFMG, surgiu, em 1997, o festejado Lyrical Jazz, no qual a voz ora potente, ora suave da cantora, interpretava alguns dos mais famosos standars do Jazz. O quarteto foi sucesso em cada apresentação e a modesta primeira tiragem do CD, que levou o nome do grupo, esgotou num piscar de olhos, se transformando em relíquia para alguns colecionadores da boa música. A semente estava lançada.
Em 2000, Rita cantou sua primeira ópera: interpretou o papel de Lola , na Cavalleria Rusticana de Mascagni, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte; depois, também em Belo Horizonte, fez a plateia gargalhar como Marcellina, nas Bodas de Figaro de Mozart; protagonizou Carmen, de Bizet, no Teatro Alfa Real, em São Paulo; foi Rosina, no Barbeiro de Sevilha de Rossini (em Belo Horizonte) e Marianna em La serva e l’ussero de Ricci, em Belo Horizonte e São Paulo; no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, interpretou a agudíssima Madame Herz, n'O Empresário de Mozart.
Rita participou de duas montagens teatrais inusitadas: no belo Pax Fvro, dividia um palco cheio de areia com o contratenor  Sergio Anders e o pianista Wagner Sander, interpretando uma louca que devaneava, alucinada, enquanto cantava maravilhas do canto erudito; no intrigante Bricole ou foi por isso que matei mamãe, ao lado dos atores Letícia Castilho e Marney Heitmann e do percussionista Sergio Aluotto, vocalizando e gritando canções de Erik Satie, interpretou uma rebelde histérica que se transformava em ganso.
Recentemente incorporou o papel de Bersi na montagem da ópera Andrea Chénier (2010, regência de Luiz Fernando Malheiro, direção de André Heller-Lopes), no Grande Teatro do Palácio das Artes e, em 2011, interpretou Fenena, na grande montagem da ópera Nabucco (regência de Sílvio Viegas, direção de André Heller-Lopes).

“Aqui Jazz” com participação especial de Rita Medeiros
Data: 16 de setembro - Domingo / Horário: 11h
Local: Praça do Papa (Alto da Avenida Afonso Pena s/nº)
Entrada franca - Classificação Livre

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907 – 9981-4897 - Christina Lima e Fernanda Pereira