segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MÚSICA NAS ESCOLAS FAZ APRESENTAÇÃO NO METRÔ


Concerto antecipa homenagem da CBTU-METRÔ BH ao Dia do Metroviário


O Projeto Educativo e Cultural Música nas Escolas está preparando um concerto especial para o Dia do Metroviário, comemorado oficialmente no dia 30 de setembro. O Grupo de Câmara da Orquestra Jovem V&M do Brasil, formado por alunos da Comunidade do Barreiro e do Grupo Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, irá se apresentar sob a regência do maestro Rogério Vieira, no dia 28 de setembro, sexta-feira, às 17 horas, na plataforma da Estação Central do Metrô (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro), em Belo Horizonte.
O espetáculo será aberto e gratuito para os usuários do Metrô. Cerca de 20 alunos compõem a orquestra, formada por instrumentos de cordas, sopros e percussão (violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão, entre outros). O repertório será composto de músicas clássicas, eruditas e sucessos da música brasileira, tais como: Marcha Turca e Ode à Alegria, de Beethoven, Valsa em Dó, de Mozart, Danúbio Azul, de Strauss, Rondo, de Purcell, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e mais.
Formação Musical
Com sete anos de existência, o Música nas Escolas vem contribuindo para a formação musical de crianças e adolescentes, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte e alunos de escolas públicas. O projeto deu origem à Orquestra Juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho e Orquestra Jovem V&M do Brasil. Inspirada no Maestro Villa Lobos, a iniciativa foi uma das primeiras a levar música para as escolas e, hoje, já colhe os frutos do trabalho e dedicação. Durante todo o ano, as duas orquestras realizam concertos em escolas públicas, creches e hospitais de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana e interior de Minas.
Para o idealizador do projeto, José Roberto Lages, a inserção de música nas escolas colabora para o desenvolvimento das crianças. “Com essa percepção da música, mais tarde, a criança se relaciona muito melhor com o mundo, além de compreender todos os outros sons”, avalia.
A orquestra é composta por estudantes de comunidades carentes que utilizam as oficinas de música para aprender a tocar flauta doce e transversal, violino, viola, contrabaixo, violoncelo e teoria musical. Sob a regência do maestro Rogério Alves Vieira, as crianças vão interpretar peças populares, como Asa Branca, Cai, Cai Balão e Greensleeves, além de um repertório que mescla clássicos eruditos, incluindo obras de Beethoven , Mozart, Pixinguinha e Luiz Gonzaga.
A apresentação é uma homenagem do Música nas Escolas e da CBTU-METRÔ BH para todos os metroviários.
O Música nas Escolas
Inspirado no maestro Heitor Villa Lobos, um dos primeiros a introduzir a música nas escolas, o Música nas Escolas teve início em 2005, numa iniciativa da Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages.  O projeto incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de concertos didáticos e cursos de formação musical, eles têm acesso à história de grandes compositores da música erudita e popular, têm aulas de teoria musical, história da música e apreciação musical.
Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha, como: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas transversais e doces, trompetes, fagotes, oboés e percussões etc. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.
O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis que é sempre bem recebido pela plateia.
Desde o início do projeto, já são mais de 150 apresentações realizadas para cerca de 50 mil espectadores em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais.
Depois de anos estudando e respirando música, muitos jovens continuam no projeto aperfeiçoando-se e atuando como multiplicadores do conhecimento adquirido. A qualidade do planejamento pedagógico e da formação musical também favorece a atuação de vários integrantes das orquestras em grupos profissionais, fora do âmbito do projeto, propiciando a geração de emprego e renda para os jovens músicos.
Muitos deles ingressam na formação acadêmica musical em conceituadas universidades e/ou são integrados ao Grupo de Câmara.

Concerto Dia do Metroviário Música nas Escolas
28 de setembro, sexta-feira
17 horas
Estação Central do Metrô BH (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro)

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907