segunda-feira, 15 de julho de 2013

Últimos dias para as inscrições do edital de Intercâmbio Música Minas Saldo Remanescente

Interessados devem encaminhar suas propostas até o dia 19 deste mês.

Artistas, produtores e demais profissionais da cadeia produtiva da música têm até o dia 19 de julho para inscreverem suas propostas no Edital de Intercâmbio -Saldo Remanescente do Música Minas, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura e a Sociedade Independente da Música – SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais.
O edital e formulários estão disponíveis no www.musicaminas.com ou no www.cultura.mg.gov.br e devem ser enviados exclusivamente para o endereço Programa Música Minas – Edital de Intercâmbio – Caixa Postal 100 – CEP: 30.161-970.
O Edital contemplará viagens entre as datas de 01 de agosto e 30 de setembro de 2013. O resultado com as propostas pré-selecionadas será divulgado até o dia 31 de julho.
O prêmio foi desenvolvido com o objetivo de ampliar as oportunidades de circulação da música produzida no estado, uma vez que os custos relativos às viagens sempre foram uma das principais dificuldades encontradas pelos músicos. Ao longo de 2012 o edital apreciou propostas das mais variadas, incluindo apresentações artísticas, coberturas jornalísticas e participações em cursos de capacitação cultural, para destinos como Guatemala, Estados Unidos, Canadá, Itália, Grécia, Espanha, entre outros. Ao todo foram 53 propostas aprovadas, com 169 pessoas beneficiadas. A última curadoria aconteceu em janeiro de 2013.
O Programa
Desde o seu lançamento, em 2009, o MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 1227 artistas, por meio de propostas selecionadas pelos seus editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em diferentes partes do mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).