quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PRAÇA SETE RECEBE ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS 2013

Direto da Venezuela, o grupo Soco Voz Banda Vocal se apresenta no FIC 2013. Foto: Fernando David.


No dia 6 de setembro o marco zero da capital mineira será palco para quatro corais nacionais e internacionais que homenagearão Chico Buarque
Com uma bela pré-abertura realizada no dia 1º de setembro no Palácio da Liberdade, o Festival Internacional de Corais (FIC) 2013, que este ano homenageia Chico Buarque, fará a abertura oficial do evento no dia 6 de setembro, a partir das 11h, na Praça Sete (Centro de Belo Horizonte). Quatro corais, entre nacionais e internacionais, se revezarão em lindas apresentações gratuitas até às 13h.
Os grupos Coral Artistas da Paz da Melhor Idade (BH), Coral do Ministério Público (BH), Grupo Vocal Syahamba (SC) e Soco Voz Banda Vocal (Venezuela) apresentarão um repertório variado, mesclando canções eruditas e populares, composições de Chico Buarque de Holanda e também a música tema deste ano, intitulada “Olhos de Mar”, que retrata o homenageado do festival.
O Festival Internacional de Corais (FIC) vai até o dia 15 de setembro com apresentações gratuitas em diversos locais de Belo Horizonte, região metropolitana, interior de Minas Gerais e também na capital do Rio de Janeiro.  
 Este ano o festival contará com a participação de 151 corais nacionais e internacionais, mais de 5 mil coralistas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que se apresentarão em 65 locais de 15 cidades. Além de corais de todo o país, o FIC confirma a participação dos grupos Vocal Bilu (Uruguai), Soco Voz Banda Vocal (Venezuela ) e Coral Mediterráneo (Argentina). Os grupos entoarão canções eruditas e populares, além da música tema deste ano, intitulada “Olhos de Mar”, criada pelos compositores Leonardo Cunha e Murilo Antunes.
Com “Olhos de Mar”, os corais promoverão uma bela homenagem ao ícone da música brasileira Chico Buarque, que é retratado como o poeta de luz, o inventor da canção e o defensor do país.  “A ideia  de homenagear Chico Buarque surgiu na última edição do FIC, quando homenageamos os 110 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Imediatamente lembrei do Chico Buarque que é um ícone de nossa Música Popular Brasileira e a partir daí começamos a planejar o FIC 2013”, conta o Maestro Lindomar Gomes, organizador e curador do festival.
Produzido pela Maestria Arte & Cultura, sob a coordenação e curadoria do Maestro Lindomar Gomes, o Festival Internacional de Corais promete cantar e encantar o público com mais uma edição inesquecível e uma bela homenagem a um dos artistas mais representativos do país.
Mais informações no site: www.festivaldecorais.com.br
O Canto Coral
Com o objetivo de envolver as comunidades e difundir o Canto Coral, o FIC – Festival Internacional de Corais ocorre anualmente em diversos locais de Belo Horizonte, cidades da região metropolitana e interior mineiro, passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais das cidades. Diversos corais entoam canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento.
Esta Arte é capaz de integrar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, que se reúnem com um fim comum: a realização cultural. Seja como coralista ou ouvinte, a apreciação da modalidade artística sobrevive ao tempo, sendo sempre consagrada pelo interesse e forte atuação das novas gerações.
SERVIÇO:
Festival Internacional de Corais 2013 homenageia Chico Buarque
Programação:
Entrada gratuita
Informações:
Maestria Arte & Cultura – 8649-0129 / 8881-5267 / 8884-7476

Assessoria de Imprensa:
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219

Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897