quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Regina Duarte participa do próximo Encontro Vivo EnCena em BH


Após apresentação no dia 22 de março, os atores Regina Duarte, Kiko Bertholini e Mariana Loureiro participam de debate mediado pelo curador artístico do Vivo EnCena Expedito Araujo
O espetáculo “Bem-Vindo, Estranho”, protagonizado pela atriz Regina Duarte, ficará em cartaz no Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete) de 21 a 23 de março. O espetáculo abre a temporada 2014 do Vivo EnCena na capital mineira. No dia 22 de março, após a apresentação, o elenco, composto pelos atores Regina Duarte, Kiko Bertholini e Mariana Loureiro, participa da série Encontros Vivo EnCena. Com o tema “Teatro e Transformação”, o debate será mediado pelo pesquisador em gestão cultural e curador do Vivo EnCena Expedito Araujo.

Como uma ação cultural integrada, gratuita e exclusiva, o tema “Teatro e Transformação”, pretende envolver o público da sessão do dia 22 para realizar trocas de experiências com os artistas da peça, que irão discorrer sobre como foi a composição dos personagens – que retratam a obsessão por manipulações e opressões em uma relação familiar que caracteriza nossa sociedade desde os tempos mais remotos. Baseado nas relações inerentes do fazer teatral irá proporcionar maior reflexão sobre o lugar de respeito e do afeto a individualidade, a partir do conceito de família por psicanalistas como Freud e Carl Jung assim como promover esclarecimentos para boas práticas em confronto com as tendências que a peça teatral apresenta.

Expedito Araujo, curador do programa Vivo EnCena

Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
Serviço:
Encontros Vivo EnCena com elenco do espetáculo “Bem-Vindo, Estranho”
Data e horário: 22 de março (sábado), após a sessão das 20h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Praça Sete, Centro, BH
Tema do debate: “Teatro e Transformação”, com Regina Duarte e elenco, com mediação do pesquisador, gestor cultural e curador do Vivo EnCena Expedito Araujo
Participação gratuita para quem estiver no teatro
Informações: (31) 3201-5211

Assessoria de imprensa:
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219

Sobre o espetáculo
Protagonizado por Regina Duarte, “Bem-Vindo, Estranho” é um suspense policial, gênero pouco produzido na cena teatral brasileira. Trata-se da primeira montagem mundial adaptada para o teatro de autoria da dramaturga britânica Angela Clerckin. Texto marca a estreia na direção de teatro, do diretor de cinema e TV, Murilo Pasta.

Apresentado pela Vivo, através do projeto Vivo EnCena, montagem marca a estreia do primeiro grande espetáculo vindo de eixo Rio São Paulo no palco do grande teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec. O espetáculo abre a programação 2014 do projeto Teatro em Movimento.  A montagem narra a história de Jaki (Regina Duarte) e sua filha Elaine (Mariana Loureiro), que vivem às turras num claustrofóbico apartamento em Londres. Com a chegada de Joseph (Kiko Bertholini), o misterioso namorado de Elaine, a atmosfera de suspense entra em erupção. Público confere as apresentações de 21 a 23 de março - sexta, às 21h, sábado às 20h e domingo às 19h.

“Bem-Vindo, Estranho” tem sua narrativa situada em Londres e retrata a conturbada relação de Jaki e Elaine, mãe e filha de classe trabalhadora.  A dinâmica do espetáculo é ditada pela alternância de afeto e calor humano genuínos, com a maquiavélica e implacável manipulação à qual Jaki submete a filha, uma jovem advogada.  O cotidiano das duas se complica à medida que Elaine obtém a absolvição de Joseph, acusado de ter assassinado a namorada e, apaixonada por ele, o traz para viver no claustrofóbico apartamento que divide com a mãe.  Momentos de drama intenso e absorvente se alternam com pitadas de leveza, humor e sensualidade. Em paralelo, ficam claros os jogos intrínsecos às relações humanas. Até que ponto receber um estranho em casa pode abalar uma relação de confiança? 

Com cenário do renomado J.C. Serroni e inspirado na estética noir que sugere o texto, o diretor Murilo Pasta cria uma atmosfera densa de suspense e lirismo que deságua num coquetel explosivo de desejos incontroláveis cujas consequências são devastadoras. 

Ficha Técnica

Texto: Angela Clerkin / Tradução: Kiko Bertholini / Adaptação: Regina Duarte, Murilo Pasta, Mariana Loureiro e Kiko Bertholini / Direção: Murilo Pasta / Elenco: Regina Duarte, Kiko Bertholini, Mariana Loureiro / Iluminação: Aline Santini / Figurinista: Iraci de Jesus / Cenografia: JC Serroni / Música Original: Marcelo Pellegrini / Design Gráfico: Patrícia Cividanes / Foto e vídeo Maker: Rabi Haidar e Rudá Cabral / Criação de Beleza: Mauro Freire / Preparação Corporal: Renata Melo / Realização: Brucutu Filmes e Filet Produções Artísticas / Patrocínio Nacional: Vivo / Produção em Belo Horizonte: Rubim Produções