terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SEGUNDO ENCONTRO DE CUÍCAS DE BELO HORIZONTE


Encontro das Baterias Imperador e Imperatriz com cuiqueiros mistura o samba a outros ritmos populares na Praça da Estação

Para fechar com chave de ouro carnaval de 2014 em BH, o NECUP – Núcleo de Estudos da Cultura Popular realiza o “Segundo Encontro de Cuícas de Belo Horizonte”. A festa será no dia 9 de março (domingo depois do carnaval), a partir das 16h, na Praça da Estação (Centro de BH).

Para este segundo ano, o grande destaque fica por conta do lançamento da Bateria Imperatriz, primeiro grupo no formato de bateria de escola de samba composto somente por mulheres em Belo Horizonte. A Bateria Imperador, referência na linguagem de escolas de samba em BH, completa a programação convidando grupos de cultura popular atuantes na cidade com outros ritmos como o maracatu, o samba de roda e muitos outros.  A entrada é franca a todos os foliões.

Sobre o NECUP
O NECUP – Núcleo de Estudos de Cultura Popular é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a organização, fomento e divulgação dos vários gêneros da Cultura Popular. O NECUP tem sede própria com espaço para eventos, shows, ensaios, exposições e reuniões além de aulas de dança, percussão, capoeira e teatro. Conta também com a implantação de um cine clube e de uma biblioteca que possui vasto acervo que contempla áreas do folclore brasileiro, cubano, africano e da diáspora, além de vários documentários e instrumentos musicais.

Belo Horizonte tem se destacado no cenário cultural brasileiro pela intensa e diversificada cena cultural. A volta dos blocos de rua no carnaval, os desfiles das escolas de samba retornando ao centro da cidade, a ocupação popular para exercer a prática cultural sobre o espaço público vem rendendo bons frutos a população da cidade. Nessa efervescência cultural, as manifestações relacionadas a cultura tem ganhado destaque.

O Núcleo de Estudos de Cultura Popular (NECUP) tem se despontado como ativo centro cultural relacionado a cultura popular na cidade. Mestres de várias culturas populares do Brasil visitam o local, trazendo suas experiências nos encontros para vivencias . O Núcleo, localizado no bairro Prado, tem sido alvo de ações de diversos coletivos e grupos artísticos que tem agora a sua casa ,um espaço amplo e aconchegante para desenvolver suas atividades.
Atualmente, o NECUP recebe de maneira fixa os projetos La Noche Cubana, Samba do NECUP e Cineclube Latino, além de uma variada gama de oficinas e cursos voltados para a formação artística de iniciantes e agentes atuantes na cena cultural da cidade.

O centro cultural também é sede do Percussão Brasil, empresa que atua na área de Pesquisa e Formação, representada na figura do respeitado músico e pesquisador mineiro Rafael Leite. Segundo ele, “através das ações do NECUP e percussão brasil buscamos viabilizar a manutenção das atividades no espaço, oferecendo conteúdo, formação, informação e bens culturais a população da cidade, mesclando acesso a cultura e formação artística num só lugar”. Hoje o NECUP tem como residentes os grupos Brascubazz, Orquestra La Noche Cubana, Bateria Imperador, Pata de Leão , e a estreante Bateria Imperatriz ,dentre outros.

Um ótimo e animado programa é o Samba do NECUP, que acontece aos domingos e tem sempre convidados especiais, os ensaios abertos da Bateria Imperador e da estreante do carnaval, Bateria Imperatriz, a primeira bateria de samba feminina da cidade.
Ensaios de blocos conhecidos em Belo Horizonte, como Baianas Ozadas, Alcova Libertina e Chame o Síndico já acontecem no espaço. Oficinas de formação do Percussão Brasil nas diversas áreas da música popular e apresentações musicais preenchem o calendário do Núcleo até o domingo pós-carnaval.

Percussão Brasil
Os cursos e oficinas ofertados pelo Percussão Brasil na área de samba e blocos carnavalescos acontecem às quartas-feiras, de 19h30 as 22h, e aos sábados, de 15h às 19h. (info: 3295-0716).

Serviço
Segundo Encontro de Cuícas de Belo Horizonte
Baterias Imperador e Imperatriz com ritmos populares
Data: 9 de março de 2014 (domingo)
Concentração às 16h na Praça da Estação
Participação gratuita
Informações ao público: (31) 3295 0716
Assessoria de imprensa:
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 3274 8907 | (31) 9981 4897

Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219