sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto ‘Religiosidade e Santeiros’ promove qualificação e visibilidade aos artesãos e santeiros de São João del-Rei

Durante os meses de outubro e novembro, acontece em São João del-Rei, o projeto “RELIGIOSIDADE E SANTEIROS” que, oferece uma série de atividades com o objetivo de fortalecer e intensificar o turismo religioso através do resgate da tradição dos mestres santeiros e da qualificação do artesanato.

O encerramento do projeto será com o evento “Arte ao Vivo” onde, durante os dias 13 a 15 de novembro, sábado a segunda, acontecerão exposições ao ar livre, em quatro pontos turísticos da cidade histórica - Largo de São Francisco, Rosário, Mercês e Carmo - com a participação dos principais santeiros, que estarão demonstrando o seu ofício, assim como os trabalhos realizados pelos artesãos durante as oficinas do projeto.

Cerca de 200 artesãos da cidade estão participando das atividades que foram divididas em cursos de madeira, cerâmica, reciclado, marchetaria, ferro e bordado.

O projeto “Religiosidade e Santeiros”, idealizado pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo de SJdR, Ralph Justino, já realizou seminários, palestras, e oficinas. Para Ralph, a importância deste projeto está no resgate e promoção da cultura artesanal da cidade, inclusive de seus santeiros, que são artistas reconhecidos por especialistas como um dos mais talentosos do Brasil.

Queremos que São João del-Rei volte a ter uma posição de liderança no artesanato de Minas Gerais. Os trabalhos aqui produzidos são de qualidade e sofisticação diferenciada. Temos artistas maravilhosos e cheios de talentos, que no momento estão esquecidos” afirma Ralph Justino, que completa: “queremos mostrar para todo o Brasil não somente a parte material, através dos produtos, mas também a parte imaterial, que é única e se mostra através do talento, que não pode ser desperdiçado”.

O projeto, além de promover capacitação dos participantes traz informações inovadoras para um desenvolvimento sustentável, ampliando assim as possibilidades de geração de renda e valorizando a identidade cultural do município.

São João del-Rei

São João del-Rei, localizada no Campo das Vertentes, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, é vista como uma potencialidade turística e possui uma bela e rica cultura regional, seus mestres artesãos são exímios e talentosos no desenvolvimento de trabalhos manuais inspirados na crença fervorosa e devoção religiosa. Possui riquezas ampla e notadamente reconhecidas.

Terra de grande diversidade cultural, de tradições seculares, de destaque social, econômico e educacional, da presença singular da religiosidade, de variado repertório artística, musical e arquitetônica urbanístico.

Trata-se de uma das principais cidades do circuito histórico-social de Minas e do país, para onde converge um sem fim de pessoas ávidas a conhecer sua história, desvendar sua cultura, o belo patrimônio cultural preservado, percorrer suas ruas, adentrar seus casarios, reverenciar suas igrejas, desfrutar sua hospitalidade, desfrutar de um diversificado e belo artesanato.

O Turismo Religioso além de ser considerado o mais importante do Brasil, é também o mais importante produto turístico de São João del-Rei. A ligação da produção do artesanato com este tipo de turismo é quase natural, que, com este projeto, visa o reconhecimento nacional e internacional da produção do artesanato.

O resultado do projeto “Religiosidade e Santeiros” poderá ser visto através de um catálogo onde os artesãos e santeiros da cidade estarão registrados e de um roteiro turístico feito especialmente para a visitação aos ateliers dos artesãos e artistas.

“Arte ao Vivo” em São João del-Rei

De 13 a 15 de novembro, sábado a segunda, das 10 às 17 horas.

Oportunidade única de presenciar ao vivo, os santeiros trabalhando em seus ofícios em quatro pontos turísticos de São João del-Rei - Largo de São Francisco, Rosário, Mercês e Carmo

Outras informações: (32) 3372-7338 / (32) 3371-7693

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação - (31) 3274-8907