quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Funarte apresenta Projeto Compositores.BR

Verônica Ferriani e Davi Moraes são as atrações da terceira semana do projeto


De performances intimistas aos grandes palcos, a cantora paulista Verônica Ferriani é a convidada do projeto Compositores.BR, do dia 22/10 (sábado), na Funarte MG -(Rua Januária, 68- Floresta). Com uma carreira sólida, a artista fará releituras da obra do compositor Ary Barroso, assim como Davi Moraes, que se apresenta, no dia seguinte, 23/10 (domingo), transpondo para o violão todas as canções do músico homenageado. Os shows acontecem a partir das 20h, com entrada franca. Os interessados devem retirar suas senhas duas horas antes da realização de cada espetáculo.


Somente no mês de outubro, o projeto Compositores.BR já apresentou os artistas: Moraes Moreira, Rosa Marya e Zé Renato, em shows vocais, e Warley Henrique, o grupo Senta a Pua e Gilvan Oliveira, em apresentações instrumentais. Ainda neste mês se apresentam: Dóris Monteiro, Maria Bragança e Maria Tereza

Verônica Ferriani - Dia 22 de outubro - sábado - 20 horas

A cantora paulista Verônica Ferriani vem cativando seu público com interpretações ricas e originais da música brasileira. O sucesso em renovar e dar sua marca pessoal à tradição foi destacado pelo crítico Nélson Motta, que afirmou: "Verônica Ferriani é uma das melhores revelações dos últimos tempos, aliando técnica e personalidade, um fraseado fluente e sempre de bom gosto, além de ótimas escolhas de projetos e repertórios".

Sua carreira passa por trabalhos com artistas como Beth Carvalho, Mart'nália, Francis Hime, Tom Zé, Élton Medeiros e a Spokfrevo Orquestra, além de uma série de shows 'voz e violão' com Toquinho, atualmente em andamento. Com Ivan Lins, participou de shows em São Paulo e gravou o programa Som Brasil (TV Globo, 2007).

Em 2009, Verônica lançou seu álbum de estréia, intitulado Verônica Ferriani. Produzido pelo suingueiro BiD, o disco traz no repertório uma seleção cuidadosa de pérolas escondidas, extraídas das obras de compositores como Gonzaguinha (Um sorriso nos lábios), Paulinho da Viola (Perder e ganhar), Marcos Valle (Com mais de trinta) e João Donato (Ahiê), além de composições inéditas, como Bem feito e Na volta da ladeira (da dupla Rubens Nogueira e Paulo César Pinheiro)..

Ainda em 2009, lançou o CD de canções inéditas Sobre Palavras em parceria com o compositor e violonista Chico Saraiva, premiado pelo Projeto Pixinguinha (Funarte, 2008/09) entre mais de 500 projetos. Em 2010 e 2011, atuou também em diversos projetos especiais de gravação de CD e shows de lançamento, entre eles Adoniran 100 Anos, Ataulfo Alves - 100 Anos, Uma flor para Nélson Cavaquinho e A voz da mulher na obra de Taiguara.

Este ano, Verônica se prepara para dar início às gravações de seu segundo trabalho solo, com destaque para as canções autorais e parcerias com compositores da nova geração. No palco, Verônica surpreende pelo carisma, talento e segurança. Suas performances ao vivo são seu melhor cartão de visita.

Davi Moraes - Dia 23/10 - domingo - 20 horas

Nascido em 1974, o músico e instrumentista Davi Moraes acumula hoje uma grande e singular bagagem musical. Sua estréia nos palcos foi adolescente e ousada: aos 12 anos acompanhou seu pai, Moraes Moreira, na primeira edição do Rock in Rio, tocando "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, no cavaquinho.

Em seguida, Davi trocou o cavaco pela guitarra e foi amadurecendo seu lado instrumentista ao lado de grandes artistas como Marisa Monte, Caetano Veloso, Carlinhos Brown e tantos outros. Em 2002 decidiu partir para a carreira solo, e com o seu disco debutante, o "Papo Macaco", fez turnê durante dois anos pelo Brasil inteiro, e participou do Brazilian Day de 2003, em Nova Iorque. Foi também com seu primeiro CD que Davi ganhou elogios de grandes nomes da música brasileira.

Em 2010 Davi recebeu grandes convites, um deles foi para participar do novo projeto da cantora Adriana Calcanhoto. Começou então, sem pensar duas vezes, a fazer parte da criação do novo CD da artista.

Em seguida, foi convidado pela Conspiração e pelo canal Multishow para ser o âncora do programa Som e Areia. Com uma proposta de exibir encontros descontraídos entre grandes nomes da música brasileira, o programa se passa todo na cidade paradisíaca de Jericoacoara - CE. Som e Areia está no ar semanalmente no canal Multishow e a primeira temporada terá 3 meses de duração. No tempo em que passou gravando o programa, Davi aproveitou para a para idealizar a pré produção de seu disco. Assim que voltou, entrou em estúdio para focar no processo de gravação.

Agora com a nova banda montada - composta por Pedro Baby (filho de Pepeu Gomes) na guitarra, Marcelo Linhares no baixo, Rannieri nos teclados e Renato Brasa na bateria - e CD gravado, Davi prepara os últimos detalhes para possivelmente lançar o CD no início do próximo ano.


Projeto Compositores.BR

O projeto cultural Compositores.BR, que estreou no dia 08/10 , em Belo Horizonte, tem como intuito unir gerações distintas e interessadas na produção cultural e na música brasileira de diferentes épocas. A iniciativa vai apresentar semanalmente, até o mês de dezembro, shows de respeitados músicos brasileiros e uma variada seleção das canções marcantes da MPB.

O repertório das apresentações é centrado na produção artística de grandes mestres de diferentes gerações da música brasileira. São eles: Ary Barroso, Zé Keti, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Baden Powell (em parceria com Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro), Braguinha, Cartola, Lamartine Babo, Assis Valente, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.

Cada autor terá sua obra revisitada em shows distintos, sendo que o mesmo repertório irá ganhar duas releituras. No primeiro dia, a apresentação será vocal, já na noite seguinte, as mesmas músicas serão interpretadas de modo instrumental, com o objetivo de mostrar a dimensão da obra do músico enquanto letrista e melodista.

FICHA TÉCNICA

Concepção e curadoria artística: Gestor cultural Pedrinho Alves Madeira

Gestão e produção do projeto: Alves Madeira Comunicação e Produção

Direção de produção: Regina Célia

Projeto selecionado pela Fundação Nacional de Artes - Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 01 Funarte MG/2011


SERVIÇO - Compositores.BR

Data: 22 e 23de outubro

Hora: 20h. Portões abrem sempre às 19h45 e serão fechados 10 minutos após o início de cada apresentação.

Local: FUNARTE MG -(Rua Januária, 68 - Floresta)

Valor: Entrada gratuita, com distribuição de senha duas horas antes de cada espetáculo.
A lotação máxima é de 139 (cento e trinta e nove lugares)

Informações: (31) 3213-3084 ou pelo site: www.compositores.br.com

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação - (31) 32748907