quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Renato Borghetti leva a riqueza do acordeon para São Gonçalo do Rio Abaixo

No próximo sábado (29/10) músico apresenta encontro do ritmo gaúcho com sonoridades urbanas

O músico Renato Borghetti leva o estilo inconfundível de seu acordeon para o palco do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo (Rua Henriqueta Rubim, 57, Centro – São Gonçalo do Rio Abaixo/MG), dia 29 de outubro, sábado, às 20 horas. Em seu repertório, etnomusic, world music, jazz fusion, tendo em sua essência os ritmos gaúchos, como vanerão, xote, milonga e chamamé. Suas composições são marcantes pela constante mistura entre o folclore e a música contemporânea. A apresentação, em formato duo (gaita-ponto e violão de sete cordas) é gratuita e faz parte da programação cultural do Roteiro das Artes.

Mais conhecido como Borghettinho, o homem de mil talentos é também folclorista, artista plástico, ensaísta e antropólogo brasileiro. Carregando a arte em seu DNA, aos dez anos começou a tocar gaita-ponto e aos 16, fez sua primeira apresentação. Seu primeiro trabalho, o Gaita-Ponto foi o primeiro da categoria música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, com a venda de 100 mil cópias.



Com 22 CDs gravados, já levou sua turnê para os quatro cantos do Brasil, para diversas cidades da Europa, incluindo Viena, Innsbruck, Linz, Paris, Toulon, Berlin, Munique, Budapeste, Lisboa, Praga e pelos Estados Unidos. Presença constante em festivais internacionais, Borghetti já se apresentou ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes e o espanhol Kepa Junqueira.

O Roteiro das Artes consiste na promoção da cultura através de apresentações teatrais, de música, dança, cinema e oficinas. A realização é da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo com patrocínio da Vale.

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907