quinta-feira, 3 de maio de 2012

A moda de viola em pauta


Seminário promove encontro no SESC Venda Nova e conta com participações especiais de Chico Lobo, Paulo Freire, Miriam Cris, Pereira da Viola e Mestre Celino

Ponto de encontro de violeiros e fãs da viola, o “II Seminário Vertentes da Viola no Brasil- Tradição e Inovação” está marcado para os dias 11, 12 e 13 de maio (sexta, sábado e domingo), no SESC Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/nº, bairro Letícia). Dinâmico e gratuito, o evento irá promover troca de experiências, cantoria, mesas de debate e prosa, além de abrir espaço para a reflexão e vivência, onde os participantes trazem sua experiência, a fim de estimular o diálogo entre todos.

Na ocasião, músicos poderão expandir novos horizontes para as expressões da viola, com as trocas de diferentes origens e estilos, valorizando as referências históricas. O encontro busca apontar caminhos de produção para as carreiras de violeiros e trazer reflexões sobre a continuidade da música tradicional, as transformações e a inserção da viola em novas linguagens musicais.

O seminário contará com as participações de renomados artistas e profissionais da área, entre eles, os violeiros Chico Lobo, Paulo Freire, Miriam Cris, Pereira da Viola e Mestre Celino, a curadora e diretora musical Myriam Taubkin, os jornalistas Ângela Lopes e Carlos Eduardo Miranda, o antropólogo Carlos Brandão, o fotógrafo Vilson Palaro Junior, a coordenadora do Voa Viola Juliana Saenger, e mais.   

Chico Lobo é presença confirmada no encontro


Estão programadas mesas redondas, com quatro temas inerentes ao universo da viola, exibição de vídeos, diálogos com a participação de dois artistas por discussão, palco aberto com Chico Lobo e homenagem Voa Viola aos 48 artistas selecionados pela Comissão de Seleção das duas edições do Festival Voa Viola para representarem, em qualidade e diversidade, a música atual


realizada com os vários tipos de viola no Brasil. Também faz parte da agenda, a exposição “O Rei da Viola”, de Vilson Palaro Junior, e de violas artesanais feitas pelo artesão Benedito Locatelli, morador do viaduto sob a rodovia Ribeirão Bonito, em São Carlos (SP). Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.voaviola.com.br. Mais informações pelo e-mail seminario@voaviola.com.br ou pelo telefone (61)3036-6686.


Informações para a imprensa:
CL Assessoria em Comunicação – (31)3274 8907
Christina Lima – christina@christinalima.com.br/(31)9981-4897
Raquel Moreno – raquel@christinalima.com.br/(31)9775-8907