quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carnaval das Cidades Históricas 2011

Pelo terceiro ano consecutivo, seis cidades mineiras se unem num movimento pela valorização do Carnaval tradicional

O melhor da folia estará em Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país e é reconhecido internacionalmente como uma das maiores folias do mundo. Um dos mais aguardados períodos do ano para turistas e foliões, o Carnaval tem, desde 2009, mais uma excelente opção para quem pretende aproveitar o período momesco com conforto, tranquilidade e ainda conhecer de perto o que Minas Gerais tem de mais bonito e tradicional. É o projeto Carnaval das Cidades Históricas, que, em 2011, conta novamente com o apoio das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Governo de Minas Gerais.

Em sua terceira edição, a iniciativa pioneira no estado congrega as cidades de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei, e Tiradentes, que unem esforços e realizam a divulgação conjunta de suas programações carnavalescas para tornar a folia ainda melhor para turistas e visitantes.

O Carnaval das Cidades Históricas destaca-se como uma extraordinária alternativa para foliões de todo o país, que poderão desfrutar a folia realizada no cenário privilegiado do patrimônio histórico e cultural mineiro. O projeto busca a valorização do carnaval tradicional de rua e, para tanto, conta com extensa programação de eventos gratuitos.

A realização do Carnaval das Cidades Históricas é extremamente relevante para o desenvolvimento turístico qualificado dos municípios que integram o projeto. A promoção do turismo prevê grandes resultados que fomentam o comércio, a rede hoteleira, o movimento nos restaurantes e bares e a valorização do artesanato local e regional.

Em 2010, o Carnaval das Cidades Históricas reuniu cerca de 300 mil foliões; gerou cerca de 20 milhões de reais para a economia destes municípios; promoveu uma ocupação de 92% da rede hoteleira e gerou cerca de 4360 empregos diretos. Para 2011, a expectativa é de receber 420 mil foliões; gerar cerca de 28 milhões de reais para a economia dos municípios que integram o projeto; proporcionar aproximadamente 97% de ocupação da rede hoteleira e gerar cerca de 4500 empregos diretos.

O Carnaval das Cidades Históricas possibilita também o aperfeiçoamento das Escolas de Samba e Blocos Caricatos dos municípios participantes; a valorização da composição, edição e publicação de letras e músicas que caracterizem os ritmos samba e marchinhas; e estimula a participação de bandas de músicas regionais, além de orquestras bicentenárias com repertórios históricos e contemporâneos de samba.

O projeto busca repetir e ampliar o sucesso de suas edições anteriores, aprimorando a forma de divulgar turisticamente as cidades de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes fora de Minas Gerais, através do Carnaval.

Como resultado, o Carnaval das Cidades Históricas busca ultrapassar as fronteiras e passar a competir de igual para igual com Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, estados que melhor conseguem espaços na mídia nacional desde o início do ano. Dessa forma, a folia mineira pretende ser uma referência e estar presente no inconsciente dos turistas brasileiros, para que estes passem a visitar Minas Gerais não só durante o período carnavalesco, mas também ao longo do ano.

A união de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes reconhece a importância de cada uma das cidades, tanto pelo valor de seu patrimônio artístico, histórico e cultural, quanto pela tradição e especificidades de seus carnavais. E comprova que as cidades mineiras têm um Carnaval arrebatador e democrático capaz de agradar a todos os gostos e públicos. Levando em conta suas características próprias, cada cidade incrementa as muitas possibilidades de diversão de acordo com suas infraestruturas e modalidades.

O Carnaval das Cidades Históricas valoriza o que a folia mineira tem de melhor – os blocos carnavalescos, escolas de samba, bailes, marchinhas, corsos e bonecos gigantes. Durante o período, a organização dos eventos recebe um estímulo especial para o aprimoramento dos aspectos de segurança e conforto dos foliões. Através destas ações, busca atingir e conscientizar os visitantes de que existe um patrimônio histórico, artístico e cultural preservado, e que Minas Gerais se preocupa com a preservação, também durante o Carnaval.

Assessoria de Imprensa do Carnaval das Cidades Históricas

CL Assessoria em Comunicação – (31) 3274 8907

Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 9981 4897

Luciana d’Anunciação – luciana@christinalima.com.br – (31) 9775 8907