quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DEA TRANCOSO & PAULO BELLINATI APRESENTAM SHOW NO INIMÁ DE PAULA


Lançamento do trabalho inspirado nas paisagens do Vale do Jequitinhonha faz parte do projeto “Conexão Vivo no Inimá”

No dia 06 de novembro, terça-feira, às 20 horas, no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro), o projeto Conexão Vivo no Inimá apresenta uma das cantoras mais talentosas do cancioneiro popular mineiro, Déa Trancosco, que, ao lado do virtuoso violonista Paulo Bellinati, mostrará canções que fazem parte do CD “Flor do Jequi”.
O Conexão Vivo no Inimá é uma plataforma de lançamentos de discos e DVDs e tem a proposta de privilegiar artistas do Brasil, dando espaço para os novos ou para aqueles que já percorreram uma estrada. É realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Conexão Vivo. A realização é da Bangalô. Até 18 de dezembro o público vai conferir os mais variados shows dos artistas mais talentosos e autênticos do país.
Em FLOR DO JEQUI Déa Trancoso e Paulo Bellinati traduzem o rico universo sonoro do sertão mineiro, em especial do Vale do Jequitinhonha (terra natal de Déa), mostrando peças tradicionais (como é o caso do “Coco da Véia”, domínio público adaptado por Lira Marques e gravado pelo lendário Coral Trovadores do Vale), releituras (“Tropeiro de Cantigas”, de Paulinho Pedra Azul), além de duas canções autorais (“Estreleira, de Déa Trancoso e “Flor do Jequi”, de Sérgio Santos e Déa Trancoso). A voz telúrica de Déa e o sublime violão - de especialíssimo sotaque brasileiro - de Bellinati tocam de maneira singular o relicário de canções que pertencem ao patrimônio secular da região.
FLOR DO JEQUI faz parte do projeto ESTÓRIAS DE LUZ II – narrativas fotográficas do Vale do Jequitinhonha, CD-Livro do fotógrafo carioca Marcelo Oliveira, que retrata o cotidiano, as festas religiosas, a natureza, a musicalidade, as feiras, a gentes da região. O CD-LIVRO foi patrocinado pelos programas Conexão Vivo (pesquisa) e Natura Musical (publicação). O CD em separado tem patrocínio do programa Natura Musical; ambos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
O trabalho foi produzido por Déa Trancoso e Paulo Bellinati, e arranjado por Bellinati. A capa e as contracapas têm aquarelas da pintora mineira Mariza Trancoso, a apresentação é de Egberto Gismonti. O álbum conta ainda com a participação especial do percussionista Guello na faixa “Mestra Diôla (Gonzaga Medeiros). Foi realizado através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, patrocinado pelo Conexão Vivo e Natura.
Sobre o “Conexão Vivo no Inimá”
Há alguns anos, o No Inimá – Música e Artes surgiu com o propósito de promover a música feita pelos jovens artistas de Belo Horizonte em um endereço privilegiado: rua da Bahia, centro da cidade, no prédio que hoje abriga o Museu Inimá de Paula. O ano era 2009 e, naquele palco, subiram artistas como Érika Machado, Pedro Morais, Grupo Ramo, Lucas Avelar e Dead Lover’s, que apresentaram a nossa eclética produção musical contemporânea, marcando o primeiro ano de realização do projeto na capital.
Com um hiato de um ano, 2011 abrigou a segunda edição do “No Inimá”, dessa vez como ação estruturante do Conexão Vivo, plataforma de estímulo à cadeia produtiva da música brasileira que trouxe a público os CD’s produzidos dentro do programa, em Minas Gerais. E foi assim que nasceu o “Conexão Vivo No Inimá” que, em seis noites memoráveis, no ano passado, lançou os discos de Garbo, Limão, Tom Nascimento, Julgamento, Gustavo Maguá e Misturada Orquestra.
Este ano, pela primeira vez foram abertas as portas para a produção de outros estados, para receber no palco do Museu Inimá de Paula os baianos da Rádio Mundi, os paulistas André Mehmari e Chico Pinheiro, que se uniram ao Sérgio Santos e formaram o novíssimo TRIZ, Paulo Belinatti que, junto com a mineira Déa Trancoso, chegam para mostrar o belo disco “Flor do Jequi”.  A música feita em casa não poderia faltar: os garotos da banda The Hells Kitchen Project fazem o bom e velho rock ‘n roll, reinventado sem guitarra, além do lendário baterista Esdra Neném Ferreira, que abriu a programação.
Conexão Vivo no Inimá
Show: Déa Trancoso & Paulo BellinatiLocal: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro)
Data: 06 de novembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Ingressos: R$10 e R$5 (ingressos limitados, disponíveis para venda a partir das 10h do dia do show, na recepção do museu)
Informações para o público: (31) 3213 4320

Próximos Shows:
20 de novembro (terça-feira), Rádio Mundi lança EP "Rádio Mundi".
04 de dezembro (terça-feira), Ezequiel Lima lança CD "Continental Dancing".
18 de dezembro (terça-feira), Triz, com Sérgio Santos, André Mehmari e Chico Pinheiro, fazem estreia de seus registros.

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Fernanda Pereira (31)9775-8907/fernanda@christinalima.com.br