quarta-feira, 28 de novembro de 2012

REVISTA FACTA SERÁ LANÇADA NESTE SÁBADO EM BH



No dia 1º de dezembro (sábado) à partir das 14 horas, no Arcângelo Bar e Café (Rua Bahia, 1148 – sobreloja 2 – Edifício Maletta – Centro) acontecerá o lançamento da nova revista de arte da cidade intitulada FACTA. A concepção e edição são do artista visual e designer Fred Paulino, que juntamente com Lucas Mafra e Paulo Henrique Pessoa (Ganso) forma o Coletivo Gambiologia.

A revista é ensaística, experimental, livre, libertária, arrojada e provocativa. É inspirada nas “revistas de invenção” brasileiras, principalmente do século passado e mais especificamente a Revista de Antropofagia, cujos conceitos são pertinentes para o contexto criativo de hoje e são, portanto, atualizados na Facta.

Este projeto se completa com a versão digital (online) da revista, que apresentará conteúdos adicionais como: vídeos com aulas de eletrônica com Lucas Mafra (“Laboratório de Gambiologia”), entrevistas completas e making of; além de galerias de imagens, links relacionados às matérias, etc. O conteúdo digital será também acessível em tablets e smartphones.

Além do lançamento da publicação, o Coletivo Gambiologia abre espaço para uma exposição com trabalhos realizados nos últimos dois anos, entre quadros e esculturas eletrônicos, luminárias e utilitários. A exposição fica em cartaz até o dia 22/12.

No dia 1º (dia do lançamento) estará exposta a “Arca de João Batista”, uma escultura criada exclusivamente para a capa da publicação pelo Coletivo Gambiologia, que trata-se de uma apocalíptica versão eletrônica da Arca de Noé, feita a partir de um barco de Iemanjá.

Os temas abordados em Facta costuram os diferentes trabalhos/ensaios/artigos entre si. São mais provocações levantadas aos colaboradores do que temas rígidos, diz Fred Paulino. O primeiro tema é “Gambiologia, a Ciência do Apocalipse” porque, supondo hipoteticamente que realmente vá haver um fim do mundo, será que os povos dos países com menos recursos, que acostumaram a “se virar” em condições de precariedade, não estarão mais aptos a sobreviver? Quem sabe fazer uma gambiarra não estará mais preparado?

Neste primeiro número mais de 20 colaboradores – entre jornalistas, artistas visuais, fotógrafos, e designers, participaram do projeto. Além do editor Fred Paulino, no conselho editorial estão Fernando Rabelo, Lucas Mafra, Paulo Henrique Pessoa (Ganso) e Rodrigo Minelli. Na redação Daniel Barbosa e como colaboradores: Newton C. Braga, Alexandre Telles, Marcus Bastos, Glerm Soares, Thiago Carrapatoso, Felipe Fonseca, Roberto Bellini, Desali, Carlos M. Teixeira, Conrado Almada, entre outros.

Com 110 páginas, bilíngue português/inglês, a Facta – Revista de Gambiologia, tem um visual bonito, colorido (projeto gráfico de Xande Perocco) e conteúdo diversificado, instigante e interessante, muito diferente das revistas que atualmente são oferecidas. Entre artigos, ilustrações e ensaio fotográficos, destacam-se nesta edição os textos:

Devora teu Semelhante” que fala sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, as práticas antropofágicas existem como traços genuínos da identidade brasileira, seguido de artigo de Marcus Bastos sobre os reflexos do modernismo na arte digital brasileira.  “Tecironias” coluna de Fernando Rabelo sobre situações em que a tecnologia não corresponde às expectativas e investimento. Tem ainda imperdível entrevista com Newton C. Braga, considerado o grande mestre da eletrônica no Brasil, que numa conversa exclusiva fala sobre tecnologia, obsolescência, ficção científica e claro, sobre o fim do mundo. São destaques ainda, o ensaio fotográfico de Carlos M. Teixeira sobre caos arquitetônico e a primeira parte do conto cyberpunk inédito “Gambialeph” de Felipe Fonseca.

Além de Belo Horizonte, a Facta será lançada no dia quatro em São Paulo. Ela foi realizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Vivo, por meio do Programa Vivo Arte.mov.
Serviço:

Lançamento da  Facta – Revista de Gambiologia

Belo Horizonte
Dia 1º de dezembro – a partir das 14 horas
Local: Arcângelo Bar e Café (Rua Bahia, 1148 – sobreloja 2 – Edifício Maletta)
Preço sugerido da revista: grátis para os 200 primeiros convidados

São Paulo:
04 de dezembro de 2012
a partir de 20h na Mercearia São Pedro
Rua Rodésia, 34 – Pinheiros – São Paulo - SP

Outras informações

Assessoria de Imprensa:
Christina Lima (31) 32748907/99814897 
Fernanda Pereira (31) 3274-8907