quarta-feira, 13 de maio de 2009

ARCELORMITTAL FLORESTAS FAZ LANÇAMENTO OFICIAL DA REDE TEIA NO VALE DO JEQUITINHONHA

Projeto cultural promove ações em Carbonita e Senador Modestino Gonçalves

Nesta quinta-feira, dia 14 de maio, a ArcelorMittal Florestas realiza a cerimônia de lançamento do projeto Rede TEIA - Experimentação e Investigação em Artes Cênicas no Vale do Jequitinhonha. O evento acontece às 19 horas, no Centro Cultural Professora Helena Leite (Praça Monsenhor, n°13 - Centro), em Carbonita.

Estarão presentes ao lançamento os representantes da ArcelorMittal Florestas: Magna Sales Valadares (da Gerência de Comunicação e Recursos Humanos), Maria do Rosário C. Silva; Pedro Felix Iasbik (Gerência Regional); Siri Ballesteros, da Gerência de Cultura da Fundação ArcelorMittal Brasil; Nelson Bambam Júnior e Ana Flávia Amaral, da Coordenação da Rede TEIA; além de, prefeitos e autoridades das duas cidades do Vale do Jequitinhonha que recebem o projeto: Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

Após a cerimônia, haverá uma apresentação do espetáculo “A Ilha Desconhecida”, do Grupo Teatro Kabana, especialmente convidado para este evento. A peça é uma adaptação do conto homônimo de José Saramago. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3481-8524.

Sobre o patrocinador: ArcelorMittal Florestas
Dar apoio a projetos de desenvolvimento cultural é um dos fundamentos da política de responsabilidade social da ArcelorMittal Florestas. Dessa forma, a empresa acredita contribuir para a valorização da comunidade e da cultura local. Estas características foram encontradas na Rede TEIA. Além de desenvolver ações de formação artística para fortalecer a produção local, o projeto incentiva a manifestação cultural convidando artistas locais a se apresentar e fazer parte dessa rede de experiências.

A política de responsabilidade social da ArcelorMittal Florestas foi baseada no resultado de um diagnóstico participativo em suas comunidades vizinhas. Com o apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil, várias parcerias estão sendo firmadas com entidades locais e governos municipais para a realização da Rede TEIA em diversos municípios, o que reforça o compromisso de trabalho em benefício da comunidade.

Rede TEIA
A Rede TEIA é um projeto cultural e educativo que como objetivo promover a circulação e reflexão cultural entre vários projetos, visando a interlocução e a integração entre grupos de teatro, a comunidade acadêmica de diversas regiões de Minas Gerais.

Desde 2004, a Rede TEIA atua em Minas Gerais, promovendo apresentações de espetáculos de teatro, além de palestras e oficinas, sempre ao lado de grupos e professores locais convidados. Vale ressaltar a importância dos grupos locais nas atividades, pois essas parcerias formam essa rede de idéias e iniciativas.

Essa rede de circulação, reflexão e formação tece, a cada edição, novos ajuntamentos entre grupos de teatro, escolas, professores e a população em geral, em várias regiões de Minas Gerais – numa verdadeira teia de ações.

A Rede TEIA acredita que essa organização possibilita as artes cênicas retomar sua função social de transformar e formar, através de uma atitude responsável, indo além da simples e passageira diversão.

Em 2009, o projeto promove até o mês de setembro workshops, sessões de espetáculos e Núcleos de Arte e Educação nas cidades de Dionísio, Marliéria, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Carbonita e Senador Modestino Gonçalves. A programação é gratuita e tem o patrocínio da ArcelorMittal Florestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A coordenação geral é de Nelson Bambam Jr. O Grupo Teatro Atrás do Pano, o Grupo Trama de Teatro, a Cia Drástica, o Grupo Teatro Kabana e a Divina Comédia são parceiros nesta empreitada.

Espetáculo “A ilha desconhecida”
O espetáculo narra à história de um homem que quer navegar a procura da ilha desconhecida. Para isso, ele precisa de um barco... Inspirado em um conto de José Saramago, a montagem pode ser vista como uma parábola em que vontade e obstinação fazem a fantasia ancorar em porto seguro.

Utilizando bonecos, atores, música ao vivo e teatro de sombra, o espetáculo teve sua estréia em abril de 2007 e participou da 3ª Mostra de Teatro de Grupo/Estação em Movimento e do Circuito Cultural Fundação Belgo/Arcelor.

Grupo Teatro Kabana
O Grupo Teatro Kabana, ao longo dos seus 27 anos de estrada, soma muitas histórias no trabalho de transportar o teatro para cidades e lugares incomuns. Em sua bagagem levam elementos de uma pesquisa constante nas artes do espetáculo, trabalhando diversas linguagens e tendências. O Grupo mescla teatro, circo, bonecos, música e folguedos populares brasileiros e desta mistura surgiram os espetáculos “Vamos Jogar o Jogo do Jogo”, “Circo Colore”, “Estripulias no Azul”, “O Berro”, “Duelo”, “Vira Lata”, “A exceção e a regra”, “Show Chuá”, “Êh boi”, “U.B.U Rei @ Br”, “DuEElo” e “A Ilha Desconhecida”.

Em seu currículo, o grupo traz participações em importantes festivais como o já participou de festivais como FIT BH, Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, FIT São José do Rio Preto/SP, Mostra Latinoamericana de Teatro de Grupos, Festival Iberoamericano de Bogotá, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Inverno de Bonito, Trilhas da Cultura, Festival Internacional de Teatro de Bonecos e Festival Espetacular de Teatro de Bonecos.

Lançamento da Rede TEIA no Vale do Jequitinhonha
Data: 14 de Maio de 2009
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural Professora Helena Leite (Praça Monsenhor n°13 – Centro), em Carbonita.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 4381-8524.