sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um Olhar para o Universo

Exposição no Palácio das Artes retrata a Astronomia, uma das ciências mais antigas e fascinantes da humanidade

O Palácio das Artes recebe, até o dia 17 de junho, a exposição “Um Olhar para o Universo”, organizada pelo Instituto de Pesquisa Solar e Ambiental (IPSA) com colaboração da Executiva Promoções de Eventos e da Tropical Produções. O evento faz parte do “O Ano Internacional da Astronomia”, proclamado pela ONU em comemoração aos quatro séculos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

A Galeria Arlinda Corrêa Lima e os Jardins Internos do Palácio das Artes foram divididos em cinco módulos (Primitivo, Mítico, Conhecimento, Futuro e Timension) onde estão expostas esculturas que remetem aos primórdios da astronomia; réplicas dos planetas e símbolos de culturas quase desconhecidas, como as colunas de Stonehenge, na Inglaterra, e os Moais, da Ilha de Páscoa. Essa estrutura é complementada por vídeos, painéis e uma série de efeitos multimídia. Além disso, na entrada do Palácio das Artes, foi colocada uma grandiosa escultura mitológica de Zeus, que se destaca.

A exposição conta também com participação especial do módulo Timension (http://www.timension.com.br/). Criado pelo ‘mago’ da computação gráfica, o designer austríaco Hans Donner, trata-se de um curioso e futurista relógio que integra o Windows Vista.

"Um Olhar para o Universo" busca analisar a relação do homem com o cosmos e proporcionar uma reflexão sobre o espaço em que a humanidade está inserida. Desse modo, são observados vários aspectos da história, da mitologia e da ciência. A idéia é despertar um sentimento de êxtase, curiosidade e descoberta sobre o tema, tão cativante e importante para a preservação do planeta. A exposição tem curadoria de Cleofas Uchoa, mestre em Ciências pelo Massachusttes Instttute of Tecnology e fundador do Observatório de Búzios, e direção geral de Bernardo Sabino.

Em Búzios (RJ), a mostra foi vista por mais de doze mil crianças, que se surpreenderem com a importância de conhecer a história do universo e a formação do sistema solar. Para o presidente do IPSA, Luiz Roberto Bandeira Marques Ferreira, “Um Olhar para o Universo” é a realização de um projeto há muito tempo concebido, que tem como objetivo principal harmonizar a relação do homem moderno com o Universo.

“O sistema de vida contemporâneo tende a afastar o ser humano da sua verdadeira essência, fazendo-o crer que o centro de tudo é a sua própria existência e respectivos problemas terrestres, visão que acaba por gerar o egoísmo e egocentrismo exacerbados”. Diante da grandeza do universo e dos avançados estudos científicos desenvolvidos pelo homem, é possível perceber a imediata necessidade de integração à natureza e da aprendizagem em se relacionar com o tempo de forma cada vez mais plena e tranqüila.

Um Olhar para o Universo
Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)- Galeria Arlinda Correa Lima e Jardins Internos
Data: 20 de maio a 17 de junho
Horário de Visitação:
Segundas: 18h às 21h; terças a sábados: 09h30 às 21h e domingos: 16h às 21h
ENTRADA FRANCA
Idealização: Instituto de Pesquisa Solar e Ambiental
Presidente: Roberto Bandeira
Coord. Geral: Bernardo Sabino
Produção: Executiva Promoções e Eventos / Tropical Produções

Outras informações: www.palaciodasartes.com.br
Fone: 3236-7400

Assessoria de Imprensa: (31) 3274 8907- Christina Lima e Aline Gonçalves