quinta-feira, 21 de maio de 2009

Festival Outono na Serra leva arte, gastronomia e lazer à Serra do Cipó

Entre os dias 29 de maio e 28 de junho, a Serra do Cipó (100 km de Belo Horizonte) recebe a terceira edição do Outono na Serra, conhecido até o ano passado como Festival de Artes e Vinhos. Restaurantes, pousadas e hotéis da Serra do Cipó (ex Cardeal Mota) promoverão cerca de 60 shows musicais (jazz, bossa nova, chorinho, MPB e música instrumental), exposições de artes plásticas, gastronomia, degustação de bebidas e oficinas culturais.

Um dos destaques da programação será o show do cantor e compositor Tunai, ao lado de Bruno Felga, na abertura do evento, no dia 30 de maio, sábado, a partir das 22h. Em seguida, sobem ao palco também a banda Tribo Red, com a participação especial de Maurício Tizumba. Essas e outras apresentações serão realizadas num palco montado ao lado do Restaurante Fogão de Lenha (rodovia MG-10 km 98).

O evento também irá agradar aos amantes dos esportes ao ar livre. No domingo (31/05), uma das atrações será uma caminhada ecológica do Bela Gerais até a Cachoeira Gavião, num percurso de 14 km. Logo depois, às 11h, terá início a final da Copa Ciclismo de Montanha. Ainda no domingo, os participantes poderão conferir a exposição Arte em Madeira e show com o cantor Tony Ribas, que traz ao evento seu repertório de MPB.

Outra exposição de destaque no Festival Outono na Serra será a Lixo é Luxo, da artista plástica Wania Lage, marcada para o dia 6/06, sábado, na pizzaria Santa Pizza (rodovia MG-10 - Km 95), local que também recebe no mesmo dia show instrumental de Jazz e Bossa Nova e degustação de vinhos. A dança flamenca ganha lugar no Festival com a apresentação da bailarina Aixa Carretero, na Taberna Carumbé (Rua da Pedreira, 180 - Cardeal Mota), também no dia 6/06, a partir das 21h.

O cantor e compositor Paulinho Pedra Azul também participa do evento. No dia 13/06, sexta-feira, ele canta seus grandes sucessos no Restaurante Panela de Pedra, a partir das 21h. O encerramento do Festival, no dia 28/06, domingo, contará com um show que reunirá vários músicos que participaram do Outono na Serra, na Vila Cipó (Rodovia MG-10 - Km 97), a partir das 14h.

Outros destaques da programação

Cavalgada da Lua Cheia
Data: 6/06, às 19hs – Saída do Bela Gerais

Noite Árabe
11/06, às 21hs - Local: Village da Serra
Apresentação de Dança do Ventre, Show de lançamento do novo CD de Jorge Bonfá, Lançamento nacional da Cerveja Medieval (Cervejaria Backer) e exposição dos trabalhos da artista plástica Adriana Drumonnd.

Ao todo, serão nove degustações de vinhos e seis das cervejas artesanais
Germana e Backer

Outono na Serra
O festival Outono na Serra tem como objetivo oferecer ao público arte e lazer durante os meses do outono e inverno. Com inúmeras opções de vinhos e comidas, os restaurantes e hotéis que participam do evento irão proporcionar aos turistas uma experiência única e agradável. A idéia é criar uma cultura de turismo na Serra do Cipó no período mais frio do ano e também contribuir para aumentar a taxa de ocupação dos meios de hospedagem e demais estabelecimentos comerciais na época do ano em que o fluxo turístico sofre uma queda.

O Festival Outono na Serra é uma iniciativa da Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Circuito Serra do Cipó e Secretaria de Turismo da cidade de Santana do Riacho. A produção é de Carol Carvalho.

Serra do Cipó
Situada a 100 km de Belo Horizonte e a 70 km do aeroporto de Confins, com acesso por estrada asfaltada e bem conservada, a Serra do Cipó constitui um dos sistemas naturais mais fantásticos do mundo, com seus 34 mil quilômetros quadrados de área de preservação considerados por paisagistas renomados como o jardim botânico do Brasil.

Como parte da Cadeia do Espinhaço, trata-se do divisor de águas das bacias dos rios Doce e São Francisco. Abriga uma das mais variadas faunas, com predominância de raposas, micos, capivaras, lobos-guará, tamanduás-bandeira, veados campeiros, onças pardas e jaguatiricas.

Muitas espécies raras vegetais só são encontradas lá. É um verdadeiro paraíso de flores silvestres. Oferece aos visitantes uma variedade de rios, cachoeiras, canyons e cavernas arqueológicas com inscrições rupestres. A Serra do Cipó vem se tornando reduto favorito para os que têm predileção pela natureza e suas incontáveis belezas.

Festival Outono na Serra
Data: 29 de maio e 28 de junho
Local: Serra do Cipó
Informações ao público: http://www.visiteaserradocipo.com.br/
Telefone: (31) 8611 2388 ou (31) 8889 5768

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
(31) 3274-8907
Marcos Vinícius dos Anjos e Christina Lima