segunda-feira, 4 de maio de 2009

ENTREVISTA COLETIVA - ALICIA ALONSO, FUNDADORA, DIRETORA E COREÓGRAFA DO BALLET NACIONAL DE CUBA

Quarta-feira, dia 06 de maio, às 14h30, a bailarina Alicia Alonso, fundadora e coreógrafa do prestigiado Ballet Nacional de Cuba concederá entrevista coletiva no Ouro Minas Palace Hotel (Av. Cristiano Machado, 4001, Palmares).

Alicia Alonso é a dança. Esta cubana representa uma das máximas expressões do balé clássico. Nascida em Havana (Cuba), em 21 de dezembro de 1920, iniciou os seus estudos com 11 anos, na Escola de Ballet da Sociedade Pró-Arte Musical da Cuba.

Considerada uma das personalidades mais relevantes da história da dança, Alicia Alonso iniciou suas atividades profissionais em 1938 na Broadway, em comédias musicais como Great Lady e Stars In Your Eyes. Também atuou no New York City Ballet, onde se tornou intérprete das grandes obras do repertório romântico e clássico. Em 1948, fundou o Ballet Alicia Alonso que manteve com recursos próprios até 1959, quando o governo passou a oferecer apoio.

As versões coreográficas de Alicia Alonso para os grandes clássicos são célebres em todo o mundo e já foram representadas por outras companhias como o Ballet da Ópera de Paris, de Viena, de Praga e de Milão. Como diretora e figura principal do Ballet Nacional de Cuba, Alicia Alonso serve de inspiração e guia para a formação de várias gerações de bailarinos cubanos. Apesar dos 88 anos de idade e dos problemas de visão, com os quais sofre desde a adolescência, Alicia continua acompanhando o grupo em todos os locais.

O Ballet Nacional de Cuba estará no Brasil para apresentar o clássico “Giselle”, montado em comemoração aos 60 anos da companhia. A turnê terá início pela capital mineira, com espetáculos nos dias 08 e 09 de maio (sexta, às 21 horas e sábado, às 18 horas), no Palácio das Artes. O grupo passará, ainda, por Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG), Recife, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Pelotas (RS), Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba.

Favor confirmar presença até às 15 horas do dia 05 de maio (terça-feira).

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação (31) 3274-8907
Christina Lima (31) 9981 4897 e Aline Gonçalves