sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Belo Horizonte sedia III Feira Metropolitana de Economia Popular Solidária



Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro (quarta a sexta), de 9h às 21h, acontecerá na Praça da Assembléia (Praça Carlos Chagas – Santo Agostinho) a terceira edição da Feira Metropolitana de Economia Popular Solidária, que representa o comércio justo de empreendimentos econômicos metropolitanos. Embora esteja em seu terceiro ano, a feira já faz parte do calendário de eventos da cidade e tornou-se referência no segmento por expressar a identidade cultural da Grande Belo Horizonte, com a presença de diversos produtores mineiros. Durante esse período, visitantes poderão reviver o clima das tradicionais quermesses que até hoje acontecem em cidades do interior do Estado.



Neste ano, estarão expostos 80 empreendimentos para comercialização dos mais diferentes produtos resultantes da Economia Popular Solidária, que hoje reflete excelentes resultados financeiros e sociais para as mais diversas regiões do Brasil. A terceira edição contará com a participação de expositores da região Metropolitana de Belo Horizonte incluindo Betim, Contagem, Esmeraldas, Vespasiano e outras.



Estarão disponíveis a preços justos cerca de dez mil itens como artigos de cama, mesa e banho, bijuterias, colchas de retalho, enfeites para casa, bolsas, calçados, vestuário, presentes de natal, brinquedos, quitandas e comidas típicas. O visitante encontrará produtos a partir de R$2,00 até R$500,00.




Economia Popular Solidária



A Economia Popular Solidária é uma forma diferenciada de produzir, vender, comprar e trocar produtos e serviços. Suas ações baseiam-se em princípios como autogestão, cooperação, democracia e solidariedade, observando o respeito à natureza e a valorização do trabalho humano. Participam desta prática os empreendimentos econômicos solidários que são organizados coletivamente por trabalhadores de diversos ramos de atividades. Essas iniciativas geram trabalho e renda para milhares de pessoas e representam a diversidade cultural e econômica do Estado.



As Feiras em Rede têm por objetivo, dentre outros, promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária e agricultura familiar, tendo em vista a capacidade que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda e, ao mesmo tempo, distribuírem de forma justa a riqueza que geram. As feiras são realizadas de forma participativa, coletiva e autogestionária, desde a elaboração do projeto inicial até a avaliação propriamente dita.



SERVIÇO:


III Feira Metropolitana de Economia Popular Solidária


Data: 15, 16 e 17 de dezembro (quarta a sexta)


Horário: 9h às 21h


Local: Praça da Assembléia (Entrada pela Rua Rodrigues Caldas)


Entrada Franca


Informações: (31) 3348-4510/3270-6172/3270-6160


Site: www.fbes.org.br


Outras informações sobre a Feira: Fabíola Castro – Articulação Regional do Programa de Feiras, (31) 3270-6172 ou 3270-6160.



Informações para a imprensa:


CL Assessoria em Comunicação


(31) 3274-8907


Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br


Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br