sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Maria Bragança lança “Alma Barroca”

A instrumentista, compositora, musicista e saxofonista Maria Bragança está divulgando o CD duplo Alma Barroca. Gravado em estúdios da Alemanha e do Brasil há dez anos, o álbum foi lançado em vários países da Europa. Com inusitadas releituras de Villa-Lobos, Pixinguinha, Radamés Gnatalli, Piazolla, Bach e Milhaud, Alma Barroca permanecia inédito no Brasil. O hiato de dez anos se deve ao fato de somente agora a artista ter conseguido concluir o projeto que obteve recursos da Lei Rouanet.

Recentemente o CD foi lançado na cidade mineira de Araxá , onde a musicista se apresentou ao lado da pianista Maria Teresa Madeira. O álbum apresenta um diálogo entre o erudito, o jazz e o popular e as músicas não são genuinamente barrocas, mas sim possuem a alma do barroco por apresentarem influências culturais e musicais da África, Brasil e Europa.

Sobre a artista
A saxofonista Maria Bragança realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha. Seu estilo pessoal é uma mistura bem-sucedida de jazz brasileiro e europeu, música erudita e contemporânea e da musica popular brasileira. A artista já protagonizou uma série de concertos internacionais, com destaque para os recitais que fez ao lado do pianista Roberto Szidon, na Academia de Música Sion, na Suíça, e na Robert Schumann Saal, em Dusseldorf, Alemanha. Tocou também no Teatro La Lucenaire, em Paris, França, e na Sala São Paulo, acompanhada pela pianista Maria Teresa Madeira, sua parceira constante.

Nos últimos dois anos a artista realizou diversos trabalhos no Brasil e tocou em importantes festivais mineiros, como o Tudo é Jazz (2008), em Ouro Preto, e o Savassi Jazz Festival (2008). Maria Bragança também fez parcerias com o percussionista Djalma Corrêa para o show “Entre Linhas”, na UFMG, e com Kadu Vianna. Em 2010, a saxofonista foi responsável pela curadoria do projeto “Música para as Montanhas”, que contou com a participação de Flávio Venturini, Túlio Mourão, Flávio Henrique, Kadu Viana, Mariana Nunes e Titane.

Outras informações sobre o CD e a artista podem ser obtidas nos endereços www.mariabraganca.com.br ou www.myspace.com/mariabraganca.