sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festival de Inverno de São Lourenço se firma como um dos melhores festivais do sul de Minas

Conhecida por sediar intensa programação turística envolvendo inúmeros roteiros culturais, ecológicos e rurais, São Lourenço realiza no período de 14 a 24 de julho, a segunda edição do evento que já se consolidou como um dos maiores festivais de inverno do sul de Minas Gerais: o Festival de Inverno de São Lourenço.


Serão onze dias de uma verdadeira maratona artística e cultural, envolvendo mais de 80 atrações gratuitas, entre apresentações de dança, música, cinema, artes cênicas, mostras, exposições, feiras de artesanato, desfiles de moda, atividades voltadas para o bem-estar físico e mental, palestras, lançamentos literários, exibições de vídeo, workshops, oficinas, e muito mais.

A programação irá se dividir em diferentes espaços da cidade: Parque das Águas, Praça Brasil, Calçadão, Feirart, Fumdec, Jardim Japonês do Parque das Águas, Praça da Estação, Café Prazeres de Minas, Shopping Bavaria, Espaço Ephigenia, dentre outros. A novidade deste ano são os novos espaços para as apresentações: o palco da Aldeia Vila Verde, próximo onde será construída a Feirart, e a Igreja Matriz, que será cenário para os músicos Marcelo Fagelande e Mário Sève apresentarem arranjos que unem peças dos compositores Bach e Pixinguinha.

A dança e o cinema também estreiam no festival deste ano. O 2º ato do ballet Quebra Nozes, no palco da Praça Brasil, na noite do dia 18, será apenas um dos estilos exibidos no festival. Nos outros espaços estão programadas apresentações de forró, tango, dança de rua, dança folclórica e lambada. Já o cinema terá uma noite dedicada a Mazzaropi, no dia 21 de julho, na Praça Brasil. Tem um Jeca na Cidade reúne em um só projeto cinema, música, dança e arte cênica. O texto é apresentado pelo filho do Jeca Tatu, André Luiz Mazzaropi. Os filmes do ator serão exibidos em uma sala de cinema da cidade, que dividirá o calendário com filmes de animação, premiados pelo Animamundi, e apresentações de dança.

Este ano, o Espaço Literário funcionará na loja Ephigênia e no Café Prazeres de Minas, no Parque Shopping, com prosa e lançamento de livros. No Jardim Japonês, no Parque II, o Espaço Zen, sucesso no ano passado, volta com força total, apresentando técnicas de saúde e bem estar. A Feira Fibras de Minas é outra atração do festival. Ela ocupará uma enorme tenda, no estacionamento do Parque das Águas entre os dias 21 e 24 de julho, com a tradicional mostra de artesanato produzido com fibras naturais. Na Tenda Cultural da Praça Brasil, oficinas de reciclagem vão mostrar como o que vai para o lixo pode virar arte.

A gastronomia também estará presente neste festival. O restaurante do Parque das Águas abrirá as portas para um curso de enologia. Com duração de duas horas, o curso “10 Passos para o Paraíso” dará noções básicas sobre vinhos. Mas os workshops sobre regência, piano, cravo, violão, voz, humor, dança e sopro serão realizados no espaço Fumdec. Exposições de fotografias de Mazzaropi e de artes plásticas poderão ser vistas durante todo o festival. Na Praça Brasil também será montado um lounge, um espaço onde os visitantes poderão ver uma sínteses de tudo o que já foi apresentado durante o evento.

Com o mesmo objetivo que fez tanto sucesso na edição anterior, além de apresentar grandes artistas nacionais, o Festival vai continuar privilegiando talentos locais por meio de intervenções artísticas por toda a cidade. As artistas irão se apresentar, em palcos, charretes e outros equipamentos turísticos pelas ruas e praças, tocando instrumentos variados: violino, flauta e saxofone, todos os dias, em diversos horários.

Entre os grandes shows que prometem aquecer as noites frias no sul de Minas, já estão confirmados apresentações de Marcus Viana, Lô Borges, Mario Seve e Marcelo Fagerlande, Vil Metal com Pepeu Gomes, Leny Andrade e Trio, Duo GisBranco, Luciana De Carli, Juliana Bastos, Victor Biglione, André Mazzaropi, Os Cariocas e Orquestra Sinfônica da PMMG.

A realização do festival é da Prefeitura Municipal de São Lourenço, com patrocínio da Água São Lourenço - Nestlé Waters, através das leis Federal e Estadual de Incentivo a Cultura e produção assinada pela Executiva Promoções de BH e pela Eureka Produções do RJ.