quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

“BH Jazz Festival” lança segunda edição de um dos eventos mais versáteis da cidade

Artbhz Produtora abre a temporada de jazz em Belo Horizonte

No dia 29 de janeiro (domingo), das 13 às 22 horas, vai acontecer na capital mineira a segunda edição de um dos mais charmosos festivais de jazz promovido pela Artbhz Produtora de Espetáculos: o BH Jazz Festival. O empresário e produtor cultural Lúcio Oliveira é o responsável pela realização desta grande festa, que soma em seu currículo centenas de shows e eventos promovidos em diversos estados do país. A curadoria é de Túlio Mourão, compositor e instrumentista de carreira internacional.

O BH Jazz Festival tem entrada franca, acontece na Praça da Liberdade e terá em sua programação respeitados nomes do jazz nacional e internacional. Segundo o curador, o grande diferencial do festival é que, ao contrário da maioria dos eventos desse segmento, ele acontece ao ar livre e de graça, buscando aproximar o público do jazz, com um line up que prioriza estilos diversos. “A grande estrela do BH Jazz Festival é essa seleção rica de grandes músicos ao lado de jovens talentos, para mostrar todo vigor da música instrumental de Minas Gerais e do mundo”, explica Túlio.  

Sua estrutura vai privilegiar o conforto e a segurança do público sem interferir na beleza natural de um dos mais importantes cartões postais da cidade. Na programação, nove atrações vão se revezar nos palcos, levando para a plateia o melhor dos acordes do blues, jazz e da MPB. Dos músicos internacionais, estão confirmados o americano Donny Nichilo, mestre do piano que já tocou com lendas vivas, como o guitarrista Carlos Santana e o rolling stone Ron Wood; e a banda argentina Escalandrum, que tem à frente um dos nomes mais representativos do jazz argentino contemporâneo, Daniel 'Pipi' Piazzolla.

Os portenhos "Escalandrum" sobem ao palco do BH Jazz Festival 


Para as trações nacionais, a curadoria privilegiou a diversidade sonora e convidou Celso Blues Boy, virtuoso guitarrista brasileiro, Fernando Sodré, que vai mostrar porque sua viola caipira ultrapassa e abrange a sonoridade de muitos estilos, e Túlio Mourão vai apresentar músicas de seu vasto repertório.

O festival ainda terá ainda a guitarra mágica de Ricardo Silveira, considerado um dos mais importantes músicos brasileiros, as duplas Duofel, conhecidos por terem criado uma nova linguagem para o violão brasileiro, e Duo SoaresCastro, revelações da música instrumental mineira. Outro ponto alto da noite será a presença de Yamandu Costa, considerado uma referência mundial quando se fala em interpretação de música brasileira, explora todas as possibilidades do violão de sete cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho.

BH JAZZ FESTIVAL
Data: 29 de janeiro de 2011
Local: Praça da Liberdade
Horário: 13 às 22 horas
Entrada Franca
Outras informações: www.artbhz.com.br

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br