sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

BANDA MOLE 2013


GOVERNO DE MINAS E SKOL APRESENTAM



Com o tema Mensaleiro não conta prosa na corte do Barbosa, tradicional bloco pré-carnavalesco agita a capital mineira no dia 2 de fevereiro

Em seu 38º ano, o tradicional bloco de pré-carnaval da Banda Mole promove sua festa no Centro de Belo Horizonte. No dia 2 de fevereiro (sábado), das 13h às 22h, a Avenida Afonso Pena será transformada em uma grande folia, com entretenimento, consciência política, ecológica e cultural, regados a muito humor, descontração e animação. Serão 13 atrações que se revezarão nos trios elétricos e na avenida.

Este ano o tema da Banda Mole será Mensaleiro não conta prosa na corte do Barbosa, em referência ao trabalho do presidente do Superior Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na CPI do Mensalão. O homenageado de 2013 será o arquiteto Oscar Niemeyer, reconhecido por várias obras, incluindo o conjunto arquitetônico da Pampulha, que seguramente será um dos bonecões a desfilar na Avenida.

As atrações deste ano são para todos os gostos: Luiz Caldas, Bartucada de Diamantina, Aline Calixto, Zé da Guiomar, Orquestra Mineira de Brega, Magnatas do Samba, Fred e Marcelo, Fernanda Portilho, Banda do Bororó, Kome Keto, Papauê, Bateria Imperador e Bloco dos Catadores da Asmare.

A festa, que em 2012 recebeu 50 mil pessoas, será realizada entre as ruas da Bahia e Guajajaras e contará com estrutura tão boa quanto dos anos anteriores, viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Belotur e pela iniciativa privada, oferecendo cada vez mais conforto e segurança aos foliões.
Desde 2011, os criadores da Banda Mole contam com a experiente equipe da Cria!Cultura, especializada em eventos e projetos culturais de médio e grande porte. Com isso, foram ampliados os objetivos da festa, aperfeiçoadas a infraestrutura do desfile e de atendimento ao público e sua programação musical passou a contar com a participação de artistas locais e nacionais de vários estilos, transformando a Banda Mole num pré-carnaval multicultural mais adequado à presença da família e de pessoas de todas as idades.

Banda Mole
Fundada em 1975 por um grupo de rapazes egressos do bloco carnavalesco não mais existente, o “Leões da Lagoinha”, a “República Independente da Banda Mole”, associação lítera-etílica-carnavalesca sem fins lucrativos, teve como principal finalidade resgatar os velhos carnavais com desfiles populares em via pública, que deveriam ter sempre as seguintes características: gratuidade para quem quisesse participar, animação, crítica político-social e liberdade nas fantasias e trajes a serem usados no cortejo.

No primeiro desfile, a Banda Mole saiu com aproximadamente 100 pessoas animadas por uma banda de chão e instrumentos de sopro de dez elementos. Com o passar dos anos, tendo caído definitivamente no gosto popular, o desfile foi crescendo, chegando a levar às ruas, em 1995, 400.000 pessoas animadas por 14 trios elétricos, entre eles a banda baiana Araketu, maior atração nacional da época.

O desfile, que originalmente subia a Rua da Bahia, para garantir maior conforto e segurança aos foliões e menos impacto na vizinhança, teve, há oito anos, o seu trajeto transferido para a Avenida Afonso Pena, entre ruas da Bahia e Guajajaras, no centro de BH. Em 2004, por lei municipal, existe foi instituído o “Dia Municipal da Banda Mole”, o que deveria garantir o total apoio da prefeitura a sua realização.

Os organizadores da Banda Mole, que se revezam na presidência da entidade, são Luiz Mário “Jacaré” Ladeira e Helvécio “Gaiola” Trotta, hoje na casa dos 70 anos de idade, mas com a mesma disposição de brincar na Avenida quando fundaram o Bloco mais irreverente da cidade com outros 100 “invencíveis gauleses”.

Serviço:
BLOCO DE PRÉ-CARNAVAL BANDA MOLE
2 de fevereiro de 2013, das 13h às 22h
Local: Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras
Entrada gratuita
Atrações: Luiz Caldas, Bartucada de Diamantina, Aline Calixto, Zé da Guiomar, Orquestra Mineira de Brega, Magnatas do Samba, Fred e Marcelo, Fernanda Portilho, Banda do Bororó, Come Keto, Papauê, Bateria Imperador e Bloco dos Catadores da Asmare.

Patrocínio: Governo de Minas e Skol
Apoio: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Belotur
Gestão e Produção: Cria!Cultura
Realização: República Independente Banda Mole
Assessoria de imprensa: CL Assessoria em Comunicação – 31 3274 8907
Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – 31 9775 8907
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – 31 9981 4897