segunda-feira, 6 de maio de 2013

Debates Vivo EnCena no FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação em BH


O FIMPRO- Festival Internacional de Improvisação acontece de 08 a 10 de maio (sexta, sábado e domingo) no Teatro Dom Silvério (Av. Nossa Senhora do Carmos, 230 – Savassi) e apresenta uma programação composta por espetáculos nacionais e internacionais, debate, lançamento de livro e oficina. O Festival passará ainda por São Paulo, Vitória, Salvador, Aracaju e Belém. Toda a programação é gratuita.

O FIMPRO é patrocinado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena e conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à cultura.

FIMPRO
O FIMPRO foi idealizado e realizado pela primeira vez por Mariana Lima Muniz conjuntamente com a Uma Companhia em 2007, na cidade de Belo Horizonte. Em 2008, em sua segunda edição, também na capital mineira, o festival foi ampliando consideravelmente o número de grupos convidados e de público. Em 2011 a terceira edição aconteceu em duas cidades, São Paulo e Belo Horizonte, com a apresentação e patrocínio da Vivo. Em 2013 percorrerá seis capitais do sudeste, nordeste e norte. O objetivo é divulgar a improvisação para o grande público em cada cidade e possibilitar um intercâmbio entre os grupos de Impro locais e os artistas convidados para o Festival com oficinas, encontros artísticos e Debate Vivo EnCena.

·         Debates Vivo EnCena – “O Improviso na Contemporaneidade” – Dia 08/05 - quarta-feira
Espaço de trocas, debates e provocações sobre a improvisação entre os grupos convidados, representantes de grupos locais e público em geral. A mediação será de Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena. Não é necessária inscrição para participação. Entrada é gratuita e acontecerá na Escola de Belas Artes no Campus da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.627), nesta quarta-feira, dia oito de maio a partir das 14 horas.
Segundo Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena, fala sobre o FIMPRO: “Com as premissas de abrangência, continuidade, acessibilidade e intercâmbio entre linguagens, Belo Horizonte é uma cidade vital para o festival. Pela natureza de sua cultura, pela excelência no fazer teatral contemporâneo e sobretudo, por ser uma cidade ávida por absorver e trocar o que há de melhor no circuito teatral e, consequentemente, no desenvolvimento do ser humano, a partir de um repertório que se abre a cada espetáculo. Propiciar através do FIMPRO apresentações da Uma Companhia, do Jogando no Quintal, do grupo colombiano Accíon Impro e da cia. espanhola Impromadrid em Belo Horizonte é de relevância ímpar,” conclui Araujo.

SERVIÇO
FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação
Informações para o público: www.fimpro.com.br  e-mail: fimpro.brasil@gmail.com
Locais:
-Teatro Dom Silvério - Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 - São Pedro
Tel: (31) 3228-7500
- Escola de Belas Artes UFMG – Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6.627.