segunda-feira, 31 de março de 2014

Angelo Issa e Miguel Gontijo fazem exposição conjunta no Cine Theatro Brasil Vallourec

A partir do dia 8 de abril o público mineiro poderá conferir duas instigantes mostras que reunirão dois dos mais respeitados artistas plástico mineiros: Ângelo Issa com Sentido Obrigatório” e Miguel Gontijo apresentando Bibliotheca”, que serão expostas no Cine Theatro Brasil Vallourec (Rua dos Carijós, 258 – 5º e 6º andares - Centro).

Obra de Angelo Issa
Com curadoria de Robson Soares, as exposições poderão ser visitadas gratuitamente, de terça a sábado de 13h às 21h e domingos de 14h às 20h, até o dia 11 de maio. Elas abrem o calendário 2014 de artes plásticas do Cine Theatro Brasil Vallourec que foi inaugurado em outubro do ano passado com a belíssima e inesquecível exposição “Guerra e Paz” de Candido Portinari.
Obra de Miguel Gontijo

As exposições que acontecerão simultaneamente no Cine Theatro Brasil Vallourec terão espaços distintos. Ângelo Issa apresentará suas obras no quinto andar e Miguel Gontijo no sexto andar. As mostras reunirão diferentes aspectos destes artistas, cujas obras trilham caminhos diferentes, mas comungam o apreço pelo fazer artístico. Nelas, poderá ser conferida uma constante releitura do mundo a partir de suas experiências e de acontecimentos, triviais ou insólitos, que impulsionam seus insaciáveis desejos da busca de novos significados.

Ao colocar esses trabalhos à disposição do público, o Cine Theatro Brasil Vallourec reafirma seu apoio às iniciativas artísticas, a bem do surgimento de novos valores, da formação de novas plateias e como caminho preferencial a democratização do acesso à cultura nas suas mais variadas formas.

 Angelo Issa - Exposição: Sentido Obrigatório

A exposição conta com oito obras com dimensões 140 x 170 cm e fala de pessoas pressionadas pelo caráter obrigatório e proibitivo de nossas leis. Pessoas responsáveis que se encontram encurraladas por leis malfeitas, na maioria das vezes aprovadas por interesses particulares, sem nenhum estudo prévio de sua aplicabilidade ou consequências.

Pessoas que perderam a credibilidade em nossas autoridades e que se sentem fragilizadas pelo excesso de leis e ameaçadas pela crescente corrupção. Pessoas que se posicionam e questionam. Pessoas que são capazes de sair às ruas para protestar mesmo sem liderança ou disciplina definida.

Nascido na cidade de Pedro Leopoldo (MG), Ângelo Issa é artista plástico e escritor. Como escritor lançou o livro “Parasitas e Predadores” no ano de 2012. Como artista plástico tem participado de diversas exposições individuais e coletivas, na capital mineira, desde 2007.

Seu tema tem sido a figura humana, cujas imagens são concebidas por meio de uma pintura de cores vivas, onde Issa procura reproduzir, não a falsa figura coberta de maquiagem e disfarçada em uma beleza inerte, mas as cicatrizes, marcas e desgostos impressos na alma das pessoas.

Ao contrário da arte light - arte que não exige concentração intelectual, posicionamento ou questionamento, cujo objetivo principal é a distração e o entretenimento - Ângelo nos apresenta um trabalho heavy, ou seja, um trabalho que leva à reflexão, à introspecção e ao questionamento.

Miguel Gontijo - Exposição: Bibliotheca

A mostra de Miguel Gontijo é composta de desenhos, assemblages, objetos, pinturas, escritas, ‘livros de artista’, etc. Todos esses trabalhos têm uma característica única que é a escrita em forma de imagens. É uma junção de trabalhos que ele fez ao longo de sua vida, desde sua adolescência, em 1964, até os dias de hoje. A exposição é um diálogo de percurso, que o artista pretende fazer nesses seus cinquenta anos de atuação no campo das artes plásticas.

Meus trabalhos são inscrições de signos, sinais, traços, gestos, atitudes e corpos. Nascem de um texto e não se vive dele. É imagem que também não se vive por si”,  diz o artista desta sua nova exposição.

Miguel Gontijo, em sua forma representacional, faz com que seus personagens recitem diferentes falas, em geografias variadas e circunstanciais, onde ele reafirma esta mise-em-scene com grafias ilegíveis, setas, balões de quadrinho, elementos cinematográficos e populares, citações pictóricas e literárias, procurando, assim, resolver sua própria crise de identidade.

Serviço:
Exposição: Ângelo Issa e Miguel Gontijo
Data: 08/04 a 11/05/2014
Horário de visita: de terça a sábado de 13h às 21h e domingos de 14h às 20h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Rua dos Carijós, 258 – 5° e 6° andares – Centro/BH
Curadoria: Robson Soares
Outras informações:
- Robson Soares - Fones: 9967 2840 – (31) 3328.2840
- Cine Theatro Brasil Vallourec - José Paulo Agrello – (31) 3201.5211/9729.2000 – Ramal 6466
Assessoria de imprensa das exposições:
Christina Lima – christina@christinalima.com.br – (31) 3274.8907 | (31) 9981.4897

Heberton Lopes – heberton@christinalima.com.br – (31) 3077.0606 | (31) 8855.1219