sexta-feira, 20 de junho de 2014

TABELA CIMBLERIS DE INSTRUMENTAÇÃO

Foto: Ana Cimbleris

Na música, teoria e técnica só fazem sentido se totalmente aliadas à prática. Por isso, ao longo da minha carreira, procurei desmitificar os assuntos musicais mais complexos e sempre fiz questão de compartilhar os caminhos e atalhos que descobri e criei, tanto os concretos quanto os abstratos.
                                                                                                  Claudia Cimbleris


A compositora, arranjadora, orquestradora, professora e regente mineira Claudia Cimbleris no dia 02 de julho, às 16 horas na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, estará lançando uma nova ferramenta que vai contribuir e facilitar muito o trabalho dos músicos em relação à escrita de arranjos e composições para diversos instrumentos. Trata-se da TABELA CIMBLERIS DE INSTRUMENTAÇÃO, elaborada para auxiliar músicos de quaisquer vertentes, com maior ou menor conhecimento musical. Como ela traz informações fundamentais sobre instrumentação com praticidade e objetividade, vai atender as necessidades básicas tanto de profissionais, amadores,  estudantes e professores.

A TABELA CIMBLERIS DE INSTRUMENTAÇÃO foi elaborada depois de muitas pesquisas e traz a compilação de vários trabalhos já desenvolvidos por Claudia Cimbleris, profissional reconhecida por sua competência na área musical.

Esta tabela, inédita e única, representa um importante instrumento de trabalho. Contribui, efetivamente, para o aprendizado e o trabalho musical em termos gerais, além de facilitar a criação e interlocução entre diversos estilos e gêneros de música.

De fácil leitura e manuseio, a TABELA CIMBLERIS DE INSTRUMENTAÇÃO abrange todos os instrumentos que fazem parte dos naipes orquestrais. Está diagramada de forma esquemática para que informações complexas sejam facilmente entendidas e assimiladas e a consulta seja simples, objetiva e eficaz.

Por um período limitado, toda a tiragem, viabilizada pela aprovação do projeto Tabela de Instrumentação no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, será distribuída em Belo Horizonte gratuitamente, em escolas de música, instituições, associações e fundações artísticas e culturais, associações culturais e sócio-culturais, bibliotecas, não deixando de contemplar locais por onde transitam músicos - compositores, arranjadores, intérpretes.

Depoimentos sobre Claudia Cimbleris e a
Tabela Cimbleris de Instrumentação

“De tantos músicos com os quais compartilho momentos, Claudia Cimbleris é certamente a que me ensina amor e paixão por este maravilhoso argumento que é a música. Com ela, aprendo o que vem a ser a "intenção artística", pois, para ela, fazer arte é contemplar, fervilhar, comungar e ser generoso, quase que nesta ordem. Rara sabedoria. Claudia Cimbleris, com esta tabela, proporciona uma ferramenta simples e prática para quem, como eu, busca clareza na música que escreve. Sou orgulhoso de poder apresentar este trabalho que certamente será muito útil para tantos”.
                            Sílvio D’Amico – músico, editor da easyOpera (Veneza – Itália)

 “Para os que querem ou necessitam se arriscar nesse mundo fascinante dos instrumentos, instrumentistas e suas combinações, esta tabela representa uma porta de entrada aberta, segura, sem complicações desnecessárias ou mistificações. E, para dissipar qualquer dúvida de que este conhecimento pode também ser útil para aqueles que trabalham com uma produção musical essencialmente eletrônica, nada melhor que uma escuta do trabalho musical da própria autora”.
Sérgio Freire – coordenador da Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG
.
“Tenho certeza de que esta reedição da Tabela de Instrumentação trará grandes benefícios ao conhecimento musical dos instrumentistas, como também será de valiosa contribuição didática para maestros e orquestradores. A forma simples de Claudia abordar a extensão e as características de cada instrumento na Tabela Cimbleris de Instrumentação facilita a leitura e o entendimento aos jovens estudantes, mas sua precisão e seu conceito serão uma magnífica fonte de consulta para os mais exigentes profissionais da música”.
Toninho Horta – compositor e guitarrista  

A compositora e arranjadora Claudia Cimbleris tem uma atuação marcante no cenário da música produzida em Minas Gerais e no Brasil. Como educadora musical, Claudia Cimbleris realizou um grande número de oficinas de música, nas quais o trabalho de percepção musical se estende naturalmente à linguagem do arranjo e da composição musical. A criação desta Tabela, de certa maneira, é uma excelente amostra do seu estilo próprio, raro e assertivo no desempenho profissional. A forma generosa de trabalhar e compartilhar as questões musicais e da Vida são traços bem característicos da autora. A meu ver, para fazer jus a tal atitude de desprendimento, a nós, músicos, cabe a tarefa de bem aplicar, do ponto de vista musical, este magnífico instrumento de orquestração. Portanto, mãos à obra!
                                                                                                         Artur Andrés – Músico Uakti
FICHA TÉCNICA:
PALESTRA E LANÇAMENTO “TABELA CIMBLERIS DE INSTRUMENTAÇÃO”
LOCAL: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes
DATA: 02 de julho 2014 - quarta-feira
HORA: 16 horas
INGRESSO: Entrada Franca
AUTORIA: Claudia Cimbleris
COLABORAÇÀO: Maíra Cimbleris
DESIGN: Márcia Larica
PRODUÇÃO: Ângela Fraiha

Assessoria de Imprensa: Christina Lima (31) 3374 8907 ou 9981 4897