Projeto que investe na formação musical de crianças e jovens completa 9 anos de atividades
O Projeto Música nas Escolas inicia as ações de 2014 comemorando nove anos de atividades. A agenda do projeto está movimentada e a próxima apresentação será no dia 24 de julho (quinta-feira), às 19h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3100, Santa Efigênia), em uma solenidade de comemoração do cinquentenário da AMR - Associação Mineira de Reabilitação.O grupo irá executar o Hino Nacional Brasileiro e também tocará músicas eruditas, populares e temas de filmes.
Idealizado e produzido pela Imago Mundi Cultural, que tem a frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages, o Projeto Música nas Escolas é composto por três núcleos: a Orquestra Jovem Vallourec, a Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho e o Grupo de Câmara. As Orquestras realizam concertos em escolas e locais públicos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, sempre com a regência do maestro Rogério Vieira.
No set list, estão composições eruditas e populares, tais como: Marcha Turca e Ode à Alegria, de Beethoven, Valsa em Dó, de Mozart, Danúbio Azul, de Strauss, Rondo, de Purcell, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, entre outras. Já o Grupo de Câmara, além do repertório erudito, apresenta músicas folclóricas e infantis.
O Música nas Escolas
Inspirado no maestro Heitor Villa Lobos, um dos primeiros a introduzir a música nas escolas, o Projeto Música nas Escolas teve início em 2005, numa iniciativa da Imago Mundi Cultural. O Projeto incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de 8 a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de concertos didáticos e cursos de formação musical, eles têm acesso à história de grandes compositores da música erudita e popular, têm aulas de teoria musical, história da música e apreciação musical.
Ao ingressarem no Projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha, como: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas transversais e doces, trompetes, fagotes, oboés e percussões etc. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.
Desde o início do Projeto, já são mais de 160 apresentações realizadas para cerca de 45 mil espectadores em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais.
Depois de anos estudando e respirando música, muitos jovens continuam no projeto aperfeiçoando-se e atuando como multiplicadores do conhecimento adquirido. A qualidade do planejamento pedagógico e da formação musical também favorece a atuação de vários integrantes das orquestras em grupos profissionais, fora do âmbito do Projeto, propiciando a geração de emprego e renda para os jovens músicos.
Muitos deles ingressam na formação acadêmica musical em conceituadas universidades e/ou são integrados ao Grupo de Câmara.
Serviço:
Projeto Música nas Escolas na Câmara Municipal de BH
24 de julho (quinta-feira), às 19h
Local: Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3100, Santa Efigênia)
Entrada franca
Próximas apresentações:
16 de agosto (sábado), às 10h30
Local: Escola Municipal Antonio Hermenegildo Paiva (Escola que atende aos Quilombolas do Povoado de Marinhos) – Brumadinho
23 de agosto, sábado, às 10h30
Local: Escola Estadual Firmo de Matos, em Contagem-MG
- See more at: http://www.grupobalo.com/projeto-musica-nas-escolas-na-camara-municipal-de-bh/#sthash.lI4q3MdR.dpuf