terça-feira, 5 de maio de 2015

Evento no Museu de Artes e Ofícios marca lançamento de livro sobre cemitérios mineiros e restauração dos registros de óbitos do Cemitério do Bonfim


No dia 5 de maio (terça-feira), a partir das 19h, será realizado no MAO – Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação) um evento que reunirá dois acontecimentos muito importantes para a cultura de Belo Horizonte e Minas Gerais.

O primeiro será a entrega para a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e para a população belorizontina, de 21 livros de registros de óbitos do Cemitério do Bonfim, que foram recuperados e restaurados. Pela primeira vez na história da cidade, dois cemitérios particulares patrocinaram a restauração de importantes documentos que garantiram o resgate da memória de BH. Os cemitérios Bosque da Esperança Cemitério Parque e Parque Renascer Cemitério e Crematório patrocinaram a recuperação dos livros de registros de óbitos do Cemitério do Bonfim.

A restauração do material foi coordenada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), que detém a guarda do acervo. Os livros estavam bastante danificados e neles foram encontrados, diversos tipos de danos, como os causados por ataques de insetos, sujeira e degradações superficiais no miolo e nas capas. Outros livros apresentavam danos que comprometiam a sua estrutura, como perdas de suporte, rasgos, furos, quebras, vincos, rompimentos de páginas, manchas diversas, presença de fitas adesivas, fragilização de costura, acidez, oxidação e danos nas capas.

Nestes livros estão dados que remetem ao período da construção da capital mineira. Neles é possível pesquisar a composição socioeconômica e cultural de seus habitantes, entre outros temas. Foram recuperados 21 livros manuscritos divididos em Livros de Registro de SepultamentoLivros de Protocolos de ProcessosLivro de Arrecadação da Seção de Rendas Patrimoniais e Livro de Divisão de Patrimônio. Cada um desses documentos é composto, em média, por 500 páginas.

Lançamento do livro de arte “Cemitérios de Minas: cultura e arte”
Outro importante acontecimento nesta mesma noite, do dia 5 de maio no MAO, será o lançamento do livro de arte “Cemitérios de Minas: Cultura e Arte”, que tem coordenação da jornalista e historiadora Christina Lima, pesquisa e legendas do arqueólogo Fabiano de Paula Lopes e fotografias de Izabel Chumbinho.
Belíssimo livro em capa dura, com inspiradas fotografias, tem como proposta resgatar a memória cultural encontrada no universo da morte, em alguns cemitérios do Estado. Além de divulgar a importância de conhecer e preservar a arte tumular em seus diferentes espaços, ele promove o reconhecimento do seu valor artístico e histórico.

Existe uma tendência hoje, nas principais cidades do mundo, de valorizar os cemitérios como locais de reflexo da cultura e da sociedade, por meio da arte que imprimem em seus túmulos e trabalhos paisagísticos.
O livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte” faz um inventário artístico cultural de 23 cemitérios, e servirá não somente como divulgação da arte tumular, mas também será um alerta para a necessidade de sua preservação, pois os cemitérios reproduzem aspectos socioculturais dos locais onde estão inseridos.

Foi mostrado uma arte que está cedendo lugar a novas concepções de cemitérios. Os mais tradicionais onde são encontrados vários pictóricos, esculturas, marmorarias e ofícios artísticos praticados antigamente, com seus túmulos que são verdadeiras obras de arte, ao lado de outros mais singelos encontrados muito na zona rural mineira.

Mas a tendência é dar lugar aos cemitérios-parques, aos crematórios e aos columbários, onde a morte tenta ser igual para todos. É a socialização da morte, tornando-a igualitária.
O livro “Cemitérios de Minas: cultura e arte” foi patrocinado pelo Parque Renascer e Bosque da Esperança. É bilíngue (português/inglês), tem coordenação de Christina Lima, pesquisa e legenda de Fabiano Lopes de Paula, fotos e pesquisa de Izabel Chumbinho, projeto gráfico de Otávio Bretas.

Incentivo às Artes
Apoiar as artes mineiras nas suas variadas manifestações é uma prática desenvolvida há bastante tempo pelo Parque Renascer e Bosque da Esperança, que já patrocinou diversos lançamentos de livros, como: “Dizendo Adeus”, de autoria do professor e doutor Evaldo A. D’Assumpção; “Os Comes e Bebes nos Velórios das Gerais”, da escritora Déa Rodrigues da Cunha Rocha – este livro ganhou em 2009, o respeitado prêmio Jabuti de Literatura na categoria Contos e Crônicas.
Em 2011, trouxe a Belo Horizonte, o jornalista mineiro Mário Marinho (radicado em São Paulo) para realizar o lançamento de seu livro “Velórios Inusitados”.

Promoveu duas importantes exposições fotográficas, a primeira da jornalista Liliane Rosa, intitulada “Cemitérios” e depois “Anjos de Igreja” da fotógrafa Izabel Chumbinho.

Em 2009, o Parque Renascer e o Bosque da Esperança patrocinaram a filmagem e o lançamento do curta “Revertere ad locum tuum”, do diretor Armando Mendz vencedor de diversos festivais.

Nas artes cênicas o Parque Renascer foi fundamental para a realização de diversos espetáculos teatrais quando apoiou: a montagem teatral “Andar de Cima – Uma Comédia pra Amigos do Peito”, com o premiado ator e diretor Luiz Arthur. O espetáculo musical “Mulheres de Hollanda” concepção e direção do dramaturgo mineiro Pedro Paulo Cava baseado na obra de Chico Buarque.

Atualmente está patrocinando a peça “Morte e Vida Severina” um dos mais bonitos espetáculos em cartaz no Teatro da Cidade e que tem músicas de João Cabral de Melo Neto e direção de Pedro Paulo Cava.
Paralelo a todos estes eventos o Parque Renascer o Bosque da Esperança, realizam há onze anos o projeto cultural “Aqui Jazz”, que promove apresentações gratuitas em praças da cidade de shows de música instrumental.

Serviço:
Entrega dos livros de registros de óbitos do Cemitério do Bonfim restaurados
Lançamento do livro “Cemitérios de Minas: Cultura e Arte”
Data: 5 de maio de 2015 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: MAO  - Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação – Centro – BH)
Entrada franca
Assessoria de imprensa:
Heberton Lopes: (31) 3077 0606 | (31) 8855 1219