quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Maurício Tizumba comanda desfile do Bloco 100 Tambores... A Gente Não Sobe em Ouro Preto no domingo de carnaval

Estima-se que cinco mil foliões irão desfilar pelas ladeiras de Ouro Preto ao som do 100 Tambores... A Gente Não Sobe!, que em 2009 participa pela segunda vez do Carnaval da cidade histórica. O desfile está marcado para o dia 22 de fevereiro, domingo, a partir das 17h. A concentração do bloco será realizada a partir das 14h, no Salão Diamantina do Centro de Convenções - Parque Metalúrgico (Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar – Ouro Preto).

A festa começa com Maurício Tizumba aquecendo os tambores dos grupos TambOr Mineiro, fundado por ele em 2002, e do Tambolelê, criado em 99 pelo grupo musical de mesmo nome. Para animar ainda mais a folia, os participantes poderão dançar ao som de música eletrônica e terão direito a drinks especiais, cerveja, caneca personalizada e kit do folião. Em 2009, o bloco continuará cumprindo seu objetivo de levar alegria e diversão aos participantes e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação da cultura brasileira de raiz através da arte do tambor.

Em 2008, quando participou pela primeira vez do Carnaval de Ouro Preto, o bloco contou com a animação de cerca de quatro mil foliões, que dançaram ao som dos tambores e patangomes do mestre Tizumba no dia quatro de fevereiro. O 100 Tambores... a Gente Não Sobe! é um bloco sem fins lucrativos criado pela Planeta Agência de Cultura, tendo toda sua renda revertida a uma instituição social ouro-pretana. No ano passado, a instituição beneficiada foi o Lar São Vicente de Paulo, de Ouro Preto. Neste ano, um outro projeto social ainda a ser definido receberá a doação.

Ainda com a preocupação de unir diversão, cultura e responsabilidade social, o bloco vai promover uma campanha de doação de livros para ampliar o acervo da Biblioteca Pública de Ouro Preto e incentivar a leitura dos foliões. Os interessados em participar da campanha devem levar sua doação no ato da retirada/troca do VALE pelo ABADÁ. Poderão ser doados livros didáticos e de literatura em geral, livros sobre saúde, meio ambiente, cartilhas e outros temas.

O futuro
Posteriormente, dando continuidade a esse trabalho sociocultural, o “100 Tambores” será transformado em um projeto que irá acolher jovens da região de Ouro Preto em uma imensa rede de arte e cultura de raiz através da realização de oficinas, mostras e outras atividades.

Desfile do Bloco 100 Tambores... A Gente Não Sobe
Data: 22 de Fevereiro (Domingo)
Concentração: A partir das 14h
Local: Centro de Convenções – Parque Metalúrgico (Salão Diamantina)
Endereço: Rua Diogo de Vasconcelos, 328 - Pilar – Ouro Preto/MG
Atrações: Aquecimento dos tambores com Maurício Tizumba, TambOr Mineiro e Tambolelê, música eletrônica, 6 mil garrafas de cerveja, drinks especiais, caneca personalizada e kit do folião

Preço do abadá
R$ 60,00 + 1 livro

Pontos de venda

Em Ouro Preto
Pelos telefones (31)8641-2989 ou (31)3551-0372
VPR Eventos: Rua São José, 121 – Edifício Andalécio, sala 1 - Centro
Pais e Filhos Turismo: Rua Direita, 31 - sala 3 – Centro – Fone: (31)3552-1247

Em Belo Horizonte
Tambor Mineiro: Rua Ituiutaba, 339 - Prado – Fone: (31)3295-4149
Pela internet: http://www.bloco100tambores.com.br/ ou http://www.nabaladaop.com.br/


Posto de troca - VALE por ABADÁ
Datas: 19, 20 e 21 de fevereiro (quinta, sexta e sábado)
Horário: de 12h às 20h
Rua São José, 121 - Edifício Andalécio, sala 1 - Centro - Ouro Preto

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
Marcos Vinícius dos Anjos e Christina Lima
(31)3274-8907