quinta-feira, 5 de março de 2009

Shows na Praça da Liberdade relembram centenário de Godofredo Guedes, no dia 22 de março, às 19h

Evento contará com apresentações de Marina Machado, Flávio Venturini, Beto Guedes, Gabriel Guedes, Toninho Horta, Tavinho Moura e Paulinho Pedra Azul

Depois dos belíssimos shows realizados no ano passado no Palácio das Artes, em Montes Claros e na cidadezinha baiana de Riacho de Santana, Gabriel Guedes volta a BH para mais uma vez homenagear os 100 anos de seu avô, o músico, compositor, artista plástico e luthier Godofredo Guedes. O evento será realizado no dia 22 de março, às 19h, na Praça da Liberdade, com shows de Marina Machado, Flávio Venturini, Beto Guedes, Gabriel Guedes, Tavinho Moura e Paulinho Pedra Azul. A homenagem tem patrocínio da Copasa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O evento será realizado na mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Na oportunidade, os artistas presentes irão participar do movimento Mobilização pela Preservação da Água. O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. A data marca a discussão sobre diversos temas relacionados a este indispensável bem natural.

No palco da Praça da Liberdade, os artistas convidados interpretarão algumas das quase 100 músicas compostas por Godofredo Guedes, entre chorinhos, sambas, marchas, dobrados e valsas. Participarão do evento também os músicos: Gustavo Monteiro (violão 7 cordas), Ana Lu (pandeiro), Ian Guedes (violão), Dudu Braga (cavaco), Neném (bateria), Paulinho Carvalho (baixo), Cláudio Faria (teclados), Marcelo Moraes (1o violino), Adriana Costa (2o violino), Aristóteles Medeiros (viola) e Demóstenes Júnior (violoncelo).

Godofredo Guedes

Nascido na cidade baiana de Riacho de Santana, Godofredo Guedes faleceu em 1986. Ele era músico instrumentista, luthier (pessoa que fabrica instrumentos musicais), compositor e artista plástico. Com a clarineta, seu instrumento preferido, ele compôs o chorinho Cantar, que depois foi gravado por Beto Guedes, Paulinho Pedra Azul, Paula Toller e Caetano Veloso. Autor de quase 100 músicas, Godofredo Guedes, era um compositor dos mais inspirados e sensíveis que a música popular brasileira registrou.

Gabriel Guedes
Com o objetivo de divulgar a importante obra deixada por seu avô, principalmente quando lhe chegaram às mãos os manuscritos de todas as músicas compostas por ele, Gabriel Guedes gravou em 2005 seu primeiro CD, intitulado Choros de Godofredo. Em breve, Gabriel pretende lançar seu segundo CD, o Sambas de Godofredo, também homenageando o grande compositor.

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação
Christina Lima
(31)3274-8907 ou (31)9775-8907

Produção Executiva
Neoplan Consultoria e Marketing - empresa do Grupo ADP