sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bahia recebe o Conexão Vivo, programa nacional de desenvolvimento do setor musical

Shows e oficinas gratuitas em Ilhéus, Salvador, Juazeiro e Vitória da Conquista vão movimentar a cena musical do estado entre maio e julho

Chega pela primeira vez à Bahia um dos maiores programas de fomento à produção cultural do país, o Conexão Vivo. Já em sua 10ª edição, a importante rede desenvolve diversos setores da cadeia produtiva da música, incentivando e apoiando a carreira de artistas e projetos independentes. Para confirmar a qualidade e diversidade musical da Bahia, artistas e projetos baianos foram selecionados para integrar o circuito, que teve início oficial mês passado, em Belo Horizonte, com shows de mais de 120 atrações nacionais e internacionais, além de oficinas culturais e o Seminário Internacional de Música e Movimento.

Depois de passar por Minas Gerais, a segunda etapa do programa contempla as cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus e Salvador. Juazeiro foi a primeira a receber uma das ações do Conexão Vivo, na Bahia, entre os dias 10 e 14 de maio, por meio das oficinas do Rede Motiva - mecanismo regional de articulação de ações entre diversas iniciativas artísticas, que promove atividades de capacitação artística e desenvolvimento musical. O próximo destino é Vitória da Conquista que, entre os dias 19 a 23 de maio, recebe os laboratórios culturais da Rede Motiva. O programa segue para Ilhéus (24 a 29 de maio) e Salvador (31 de maio a 5 de junho), cidades onde as datas das oficinas e shows se coincidem. O Conexão volta para Juazeiro e Vitória da Conquista, respectivamente, na primeira e na segunda semana de julho para oficinas, shows e festivais independentes, realizados em parceria com a Rede Motiva.

Participam do circuito seis artistas baianos que foram selecionados – entre mais de 1,3 mil inscritos em todo o país – por meio de um edital de circulação, além de outros 10 artistas patrocinados pelo Conexão Vivo, entre os projetos aprovados pelo FazCultura. Todos terão oportunidade única de divulgarem seus trabalhos não só na Bahia, como em outros estados brasileiros. Ao mesmo tempo, a Bahia estará de portas abertas para receber artistas de outros lugares do país, proporcionando assim um verdadeiro intercâmbio musical. Quem tem a ganhar é o público, que poderá apreciar música de qualidade, além de ter acesso a apresentações de artistas já renomados no mercado artístico nacional, ao lado de outros que ainda estão em início da carreira, mas já despontam como destaque no cenário atual da música independente nacional.

Com entrada franca, esta primeira edição do Conexão Vivo 2010 na Bahia contempla 16 artistas do estado: grupo afro Ilê Aiyê, os cantores Jau, Mateus Aleluia, Tiganá Santana e Emerson Taquari, os grupos Radiola, Quixabeira, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, BaianaSystem e Opanijé, além da Orkestra Rumpilezz e dos projetos Rede Motiva, Mariene de Castro (convidada pelo projeto Mais MPB), Lui Muritiba & banda Forrança, Rudnei Monteiro & Abrigo de Canções e Moisés Gabrielli. A programação do circuito se encerra no Pará, em agosto.

Conexão Vivo
Dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas culturais e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

O Conexão Vivo realiza, ao longo do ano, um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional.

Colaborativa, a rede Conexão Vivo possibilita aos seus membros construir parcerias, trocar conhecimentos e expertises, além de participar de debates e cursos de capacitação sobre o cenário musical e o desenvolvimento de novos modelos de difusão e negócios. Mais ainda, permite aos conectados, autonomamente, remodelar os próprios destinos da rede, direcionando suas ações e recursos para atingir objetivos de interesse coletivo e que potencializem ainda mais os indivíduos dela participantes.

Desde sua primeira edição, passaram pelos palcos do Conexão Vivo 624 artistas brasileiros e convidados internacionais únicos. O projeto já produziu ou financiou mais de 250 mil CDs e DVDs individuais e coletivos. Em 9 anos, foram realizadas mais de 1500 atividades entre espetáculos, oficinas, debates e seminários, presenciadas por um público de 380 mil pessoas.

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da política cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos programas culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, basta acessar o portal www.conexaovivo.com.br.

Portal
Em 2008 o site do Conexão Vivo se transformou em um portal 2.0 - plataforma online aberta para toda a comunidade do programa – no qual músicos podem divulgar seus trabalhos e potencializar suas parcerias com outros membros da rede. O portal tornou-se um veículo construído com a participação de toda a rede cultural, e, até o início do primeiro trimestre de 2010, contava com mais de 16 mil perfis cadastrados e 14 mil usuários ativos.

Além de oferecer conteúdo colaborativo, o portal do Conexão Vivo é a principal ferramenta que viabiliza o relacionamento entre músicos, público e os demais integrantes da rede e se transformará, em breve, numa exemplar ferramenta de negócios para os envolvidos.

Sobre a Vivo
A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003, com mais de 52 milhões de clientes. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, tem como missão criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida.

Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de dois milhões de itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas em rede voltadas à educação através de novas formas de aprendizagem e à causa da inclusão de pessoas com deficiência. Na área cultural, a empresa promove iniciativas artísticas coletivas e antenadas com o que há de mais inovador no campo da música, das mídias móveis, do teatro e da experimentação artística.


Serviço | Conexão Vivo - Bahia
Ilhéus - 24 a 29 de maio
Shows: Avenida 2 de Julho
Oficinas: Fundação Cultural de Ilhéus e Núcleo da Dança

Salvador - 31 de maio a 06 de junho
Shows: Praça Wilson Dias - Pituba (Antigo Clube Português)
Oficinas: Pelourinho, Praça das Artes e Eletrocooperativa

Juazeiro - 28 de junho e 3 de julho
Shows: Orla 2
Oficinas: a definir

Vitória da Conquista - 05 a 10 de julho
Shows: Praça Barão do Rio Branco
Oficinas: a definir

Mais informações e inscrições para as oficinas:
www.conexaovivo.com.br
www.redemotiva.com.br