sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pereira da Viola e Wilson Dias fazem show de lançamento do CD “Pote” no Teatro Sesiminas, no dia 14 de outubro

O trabalho dos cantadores promete matar a sede de quem gosta da boa moda de viola caipira

A melodia que vem do chão, da musicalidade e da poesia. Deste encontro da terra nasce “Pote”, CD independente e inédito criado em parceria com os violeiros e cantadores, Pereira da Viola e Wilson Dias, e o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues. Três mineiros de águas fortes e raízes comuns à cultura popular vindos, respectivamente, dos Vales do Mucuri, do Jequitinhonha e do São Francisco. Para celebrar esse encontro, que só vem enriquecer a canção feita na viola caipira, em Minas Gerais, os músicos fazem show de lançamento do CD no dia 14 de outubro, quinta-feira, às 21 horas, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

“Pote”, o sexto álbum de Pereira da Viola e o quarto de Wilson Dias, é um desdobramento natural do trabalho que estes violeiros vêm desenvolvendo juntos nos últimos anos. Contemporâneo e primitivo, rústico e refinado, feito à mão, foi modelado pela sensibilidade da palavra e conduzido pelo fio mágico dos acordes da viola. O CD emerge da imaginação, dá asas ao sentimento, e recupera as coisas e objetos perdidos ou esquecidos no sertão. O mesmo infinito e indefinido sertão de João Guimarães Rosa, ao mesmo tempo íntimo, concreto e transcendental. Um sertão que todos somos ainda, apesar das urbanidades e desurbanidades contemporâneas.

O álbum é uma homenagem à palavra poética de valorização da letra no processo de composição musical e também ao trabalho de criação do poeta João Evangelista que, além da música, utiliza de várias linguagens e campos de conhecimento para expressão, como filosofia, jornalismo, literatura e fotografia. Foi com a intenção de destacar o papel da letra na construção da canção que orientou todas as etapas de produção do CD, desde a composição, passando pelos arranjos, gravação, interpretação, mixagem e concepção gráfica do encarte. Aqui, a viola, cada vez mais valorizada no atual cenário musical brasileiro, ganha uma nova aliada: a poesia, que se mistura de maneira equilibrada e harmônica com o timbre e com a autêntica sonoridade do instrumento.

O CD é uma metáfora da condição do homem no mundo contemporâneo, que evoca o ambiente mineiro e não deixa de ser uma visão crítica. É esse “Pote” que guarda a água, ecoa a essência, marca o lugar e a passagem para o imaginário, onde a poesia e a música, o sorriso e o diálogo, a prosa e a viola, ainda são possíveis no mundo real. Refletindo a arte, a cultura, os valores, a religiosidade e as contradições da mineiridade, as 14 composições são assinadas por João Evangelista Rodrigues e por Pereira da Viola e Wilson Dias, responsáveis pelas melodias e interpretação. Destaque para as músicas Sem Desatino, Mulheres de Argila, Sagarana Ana, Pacha Mama, Fim de Tarde, Latina e Tributo, com alto grau de expressividade poético-musical. O trabalho conta com a participação dos músicos, Pedro Gomes (contrabaixo), André Siqueira (guitarra e violão), Carlinhos Ferreira (Percussão) e Dércio Marques, cantador e compositor.

Os Compositores

A parceria entre Pereira da Viola e Wilson Dias é de longa data e a dupla já executou trabalhos memoráveis como, “Dois Rios” e “Bate Pilão”, ambos bem recebidos pelo público e cuja base do repertório são composições feitas também em parceria com João Evangelista. Em todos os trabalhos os amigos violeiros primam pelo domínio na execução do instrumento, pela sensibilidade e força interpretativa em um ambiente de admiração e de respeito mútuo.

Em 2008, Pereira e Wilson participaram do projeto “Vivaviola”, juntamente com Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães e Joaci Ornelas, que rendeu um CD homônimo. Este ano o projeto foi escolhido pela Natura Musical para realizar o Roteiro Vivaviola Estrada Real, com apresentações nas cidades de Congonhas, Diamantina, Paraty (RJ), São João del Rei e Ouro Preto.

O poeta João Evangelista Rodrigues é parceiro de Pereira da Viola desde o lançamento do primeiro CD do compositor “Terra Boa”, do qual participa com a música Veio Caipira. Desde então os dois vêm trabalhando frequentemente, criando canções como, Aboiador de Viola, Misturas Mistérios, Violeiro Trovador, Viola in Blues, entre outras. A parceria com Wilson Dias é mais recente, mas já rendeu inúmeras composições como as que integram este atual projeto e tantas outras músicas, ainda inéditas, com estilos e temas diversificados.

O trabalho de composição de João Evangelista Rodrigues, apesar de discreto, é forte e reconhecido. Teve início nos anos 70, quando se mudou para a capital mineira, onde cursava Jornalismo e já atuava como militante político nos movimentos de cultura popular. Dessa época surgiu sua primeira música, Sinetes de Minas, composta com Cristiano Guedes, o Bain. Em seguida, fez parcerias com Zé Neto, Rubinho do Vale, Enzo Merino, Paulinho Pedra Azul, Gilvan de Oliveira, Cid Ormelas, Téo Azevedo, Zé Baliza, Carlos Maia, Dadi do Norte, Arlindo Maciel, Nelson Ângelo, Marcos Carvalho. Também é parceiro de Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães e Chico Lobo. Hoje, dedica a maior parte de seu tempo à literatura, música e fotografia. Atualmente, coordena o projeto “Vivaviola”, e está preparando um novo livro de poemas, fotos e prosa poética: “Visões de João Manoel”− diálogo com o poeta Manoel de Barros − projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo, e que deverá ser lançado no início do próximo ano. Como poeta, é autor dos livros “O Avesso da Pedra”, “Mutação dos Barcos”, “A Oeste das Letras” e “Transversias”, além de livretos de cordel e participação em várias antologias impressas e eletrônicas.

SERVIÇO:

Lançamento do CD “Pote”

Local: Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG).

Data: 14 de outubro, quinta-feira.

Horário: 21h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Mais informações: (31) 3417 9670

www.wilsondias.com.br

www.pereiradaviola.com.br

www.myspace.com/wilsondias

www.myspace.com/pereiradaviola

picuaproducoes@gmail.com

Assessoria de Imprensa:

CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907

Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br

Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br