quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gê Borges expõe em Belo Horizonte obras inspiradas na vanguarda

Artista mostra suas pinturas na Galeria de Arte do Espaço Gustavo Capanema até o dia 09 de março 

Depois de 20 anos em Paris, onde apresentou suas obras de arte em galerias e vernissages privés para seletos grupos influentes, Gê Borges apresenta em Belo Horizonte sua exposição individual, na Galeria de Arte do Espaço Gustavo Capanema (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho) até o dia 9 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é franca.

Sob o tema Lumiére, a artista plástica vai apresentar mais de 30 obras de diferentes períodos de sua carreira, sendo a mais antiga datada de 1989 e as mais recentes de 2011. Mais conhecida como Le Peintre de la Lumiére (A pintora da luz), alcunha que recebeu em Paris por ter como marca o uso de cores fortes e puras, Gê tem mais de 30 anos de carreira e seu estilo se encontra na vanguarda futurista, buscando sempre a experimentação estética e a ruptura de padrões. Em seus quadros, trabalha a abstração, com uma grande variação de cores, contrastes e sobreposição de imagens; utiliza também tecido americano cru rasgado e cortado em pedaços, costurado e grampeado no chassi, representando a não-materialização dos objetos.



Sua inspiração vem das cores e a artista costuma dizer que sua vida é a pintura: “Primeiro respiro Deus, depois respiro arte”, conta. Ela se considera uma cientista da arte, ama o irregular, o desacerto e faz deles uma arte harmoniosa e futurista. Gê Borges apresenta um traço solto, onde a linha espontânea mostra um desenho sem detalhes, estilizado em suas formas usadas de maneira bastante gestual.

Sobre Gê Borges
Pintora, escultora e cenógrafa, nascida em Guimarânia (Triângulo Mineiro), ainda pequena mudou-se para Belo Horizonte. Tem formação em Artes Plásticas na Escola Guignard, com especialização em pintura e escultura, e no curso de pintura da Escola de Belas Artes da UFMG. Como professora, ministrou aulas particulares de desenho, pintura e cerâmica. 

No Brasil, fez a exposição coletiva – pintura painel “A casa das minhas tristezas”, tendo recebido menção honrosa do Salão Nacional de Tiradentes (São Paulo), e nas galerias da ACM e DER (Belo Horizonte). Realizou vernissages na Galeria Gê Borges Arte Contemporânea (Fortaleza), na Galeria do Clube Montana Verde (Belo Horizonte). Concebeu a capa do livro “Viagem de um Missionário”, do bispo Pettersson William. Foi cenógrafa nas peças “Desejo de Afrodite”, encenada no Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte), em 2003; “A Dama das Camélias”, no Teatro Casanova (Belo Horizonte), em 1998; e nas óperas “Carmen”, de Bizet, no Palácio das Artes, em 1984; “Madame Butterfly”, de Puccini, no Palácio das Artes, em 1983.

Em 1988, mudou-se para Paris, onde desenvolveu trabalhos utilizando elementos inusitados na escultura e na pintura e teve suas obras negociadas em importantes galerias, entre elas, o Richelieu-Drouot, uma das maiores do mundo. De 1998 a 2000, fez inúmeras vernissages em galerias de Paris e em Côte d’Azur (litoral sul da França). Também realizou exposição de quadros no Okay Café, em Paris (2008); executou a pintura mural “Organização Brasil”, na parede do Champs Elysees, em Paris (2003); dirigiu, foi cenógrafa e atuou na peça “Construção nº 1”, no Teatro Dejazet Paris; trabalhou como cenógrafa na peça infantil “Pequeno Polegar”, encenada em Laon (França);

Serviço
Exposição “Lumiére”, de Gê Borges
Data: Até 09 de março (segunda a sexta-feira)
Horário: Das 8 às 18 horas
Local: Galeria de Arte do Espaço Gustavo Capanema
Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho
Mais informações: (31) 2108-7827/2108-7826
Entrada Franca
Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: (31) 3274-8907
Christina Lima (31)9981-4897/christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno (31)9775-8907/raquel@christinalima.com.br