sexta-feira, 2 de março de 2012

“Chorando Jazz” abre a temporada de shows do Teatro de Nova Lima



No dia 03 de março (sábado), às 20h, a saxofonista Maria Bragança, com o seu projeto Chorando Jazz, e a pianista Maria Teresa Madeira se apresentam na reabertura do Teatro de Nova Lima. No show, Maria faz uma homenagem ao grande compositor brasileiro Radames Gnatalli, por meio de quarteto de saxofones formado por ela e os músicos Emiliano Garcia, César Baracho e Roberto Junior.


Técnica e emoção a serviço de uma música além de fronteiras e estilos. O Chorando Jazz exibe um repertório de alto nível, que vai de David Heath a Darius Milhaud, incluindo temas próprios. O set list apresenta um encontro entre a música brasileira e a europeia, como a Suite Scaramouche, do compositor francês Darius Milhaud.


O “Chorando Jazz” tem a concepção da saxofonista Maria Bragança e propõe conexões musicais entre o jazz, o choro e a música erudita. A iniciativa é uma realização da ARTBUYING, conta com o patrocínio da Vale, , por meio da Lei de Incentivo a Cultura, com o apoio da Prefeitura de Nova Lima, da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Lima, do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima e do Espaço Sônia Pinto.


Repertório

Out of the cool  David Heath

Scaramouche Darius Milhaud

Vif-Moderé .Brasileira

Oblivion  Astor Piazolla

Ciranda Maria Braganca

Chorando de Alegria Maria Teresa Madeira e Marcio Dornelles

Fim de Caso   Dolores Duran

Fon Fon          Ernesto Nazareth

Fumaça do cachimbo  Radames Gnatalli

Assim é melhor

Remexendo

MARIA BRAGANÇA

Maria Bragança nasceu em Itabira Minas Gerais e realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha. Seu estilo pessoal é uma mistura bem-sucedida de jazz brasileiro e europeu, música erudita, contemporânea e popular brasileira.


A saxofonista e compositora já protagonizou uma série de concertos internacionais, com destaque para os recitais que fez ao lado do pianista Roberto Szidon, na Academia de Música Sion, na Suíça, e na Robert Schumann Saal em Dusseldorf, Alemanha.


Desde 1995, com lançamento de seu segundo CD Barro-Oco, no mercado brasileiro, Maria Bragança vem conquistando um público seduzido pelas suas interpretações e composições no Brasil e na Europa. Ela domina como poucos seu instrumento e demonstra rara sensibilidade na transcrição de obras de Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Darius Milhauld e Pixinguinha.

 MARIA TERESA MADEIRA

Desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical de Maria Teresa Madeira encontra-se marcada por experiências importantes, tanto no campo artístico, quanto no campo acadêmico. Entre sua formação como Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ e seu título de Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, a pianista teve a oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda, Miguel Proença, Arthur Rowe e Daniel Shapiro, além de Miriam Dauelsberg, Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com quem se aperfeiçoou em interpretação.


EMILIANO GARCÍA

Saxofonista uruguaio, radicado em Belo Horizonte desde 2004, Emiliano é formado em Bacharel em Música / Saxofone pela UFMG e atua como chefe de naipe da Big Band Palácio das Artes e como saxofonista e arranjador da banda Unión Latina. O músico faz mestrado na UFMG e desenvolve uma pesquisa sobre as relações entre o tango rio-platense, o choro e o samba no século XX. Ele também toca clarinete, flauta e percussão e estuda o candombe uruguaio e outras formas latino-americanas. Fundador e diretor da EMISAX (música para eventos), possui amplia experiência em apresentações, gravações e docência no Brasil, no Uruguai, na Argentina e na Espanha.


CÉSAR BARACHO

O músico cursa bacharelado em saxofone na UFMG e possui formação técnica em saxofone pelo Conservatório Estadual Lobo de Mesquita de Diamantina/MG.      

Ele atuou por cinco anos na Banda Mirim Prefeito Antonio de Carvalho Cruz de Diamantina e já participou de diversos concertos, vesperatas e procissões. César foi presidente e maestro da Banda Municipal de Gouveia/MG, por um ano, e ministrou, por dois anos consecutivos, o curso de saxofone no 1º e 2º festival de verão de Santo Antonio do Itambé-MG. Atualmente, é integrante da Geraes Big Band, da Escola de Musica da UFMG e ministra aulas de saxofone da Banda Municipal Sarzedense em Sarzedo-MG.

ROBERTO JUNIOR

Roberto Junior começou seus estudos musicais na Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes em 1998. Ele foi aluno da classe de saxofones do professor Ivan Egídio na Universidade do Estado de Minas Gerais e, como instrumentista, participou do II Encontro Internacional de Bandas em 2002. O músico já se apresentou como camerista em diversas salas de concertos e dividiu o palco com grandes nomes da música instrumental brasileira, como: Chico Amaral, Márcio Bahia, Célio Balona, Carlos Malta, Cléber Alves, dentre outros.



SERVIÇO – CHORANDO JAZZ

Dia: 03/03/12

Local: TEATRO MUNICIPAL “MANOEL FRANZEN DE LIMA (Praça Bernardino de Lima, s/nº, em Nova Lima-MG)

Horário: 20h

Valor: Entrada Gratuita - Distribuição de ingressos à partir das 19:30h no dia do concerto, conforme limitação de assentos do espaço.

Informações: (31) 3541-4426 – Teatro Municipal

Informação à imprensa: CL Assessoria – (31) 3274-8907
 

Produção Executiva: Isadora Boucherville (31) 9626-2140 isadora@boucherville.com.br